04 Setembro - 2018

OAB MARANHÃO INSTALA NOVOS EQUIPAMENTOS NA SALA DO ADVOGADO DA UPR SÃO LUÍS

Os advogados criminalistas que atuam no atendimento a detentos no Complexo Penitenciário de São Luís já podem contar com novos equipamentos na Sala do Advogado instalada na Unidade Prisional de Ressocialização São Luís, em Pedrinhas, zona rural da capital. É que na tarde de ontem, 03/09, a OAB Maranhão, por meio da Comissão de Política Criminal e Penitenciária, instalou mais um computador e mais cadeiras visando proporcionar mais conforto e agilidade para a advocacia no atendimento a seus clientes. O banheiro da sala também foi equipado.

“O objetivo é ofertar o máximo de conforto para o advogado criminalista que milita aqui no Complexo Penitenciário de São Luís. Esses novos equipamentos, somados aos que já tínhamos aqui, vão permitir que o profissional desenvolva melhor o seu trabalho”, explicou a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/MA, Ana Karolina de Carvalho Nunes.

Inaugurada em novembro de 2016, a Sala do Advogado do Complexo Penitenciário de São Luís é mais do que uma comodidade para o profissional em advocacia, ela serve de base aos advogados com serviços essenciais ao dia a dia do profissional. “Essa Sala do Advogado dentro de uma unidade prisional é uma iniciativa inédita no Brasil, fruto de uma parceria da OAB Maranhão com a Secretaria de Administração Penitenciária. Só quem vivencia o dia a dia das cadeias sabe o valor que existe numa estrutura dessas. Por isso, cabe a todos nós preservá-la”, observou Karol Carvalho.

A Sala do Advogado da UPR São Luís vem se somar às outras 49 Salas entregues pela atual gestão da OAB Maranhão em diversas comarcas do Estado e na capital. Todo um trabalho voltado para a valorização da advocacia maranhense, por meio da estruturação desses espaços, que representam a aproximação da Ordem dos advogados e da sociedade maranhense.

“Essa é uma das ações em que investimos com prioridade, pois a Sala da Advocacia tem contribuição direta para a atuação do profissional, possibilitando um contato com o cliente antes das audiências, o acesso e a impressão de processos e documentos, enfim, disponibiliza no Complexo uma estrutura de escritório aos advogados e advogadas”, afirmou o presidente da Seccional Maranhense da OAB, Thiago Diaz.

Em pouco mais de dois anos e meio de gestão, a OAB Maranhão já instalou ou reformou 50 Salas da Advocacia, em Fóruns da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho em todas as regiões do estado. Essas estruturas são instaladas por meio de uma parceria entre a OAB/MA e a Caixa de Assistência do Advogado do Maranhão (CAAMA), que investe na aquisição dos equipamentos. Todas as salas entregues pela Seccional têm uma estrutura completa, com computador, impressora, móveis e internet e geralmente trazem o nome de um profissional da região que contribuiu para a advocacia e para a sociedade.