06 Dezembro - 2018

OAB MARANHÃO DISCUTE PARCERIA COM A CORREGEDORIA GERAL DO SISTEMA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA QUALIFICAÇÃO NO DIREITO MILITAR

Na manhã de ontem, 05/12, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da sua Comissão de Direito Militar, esteve reunida na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado com o Corregedor Geral do Sistema de Segurança Pública, Fernando Moura de Lima, com o Corregedor Adjunto BM, Cel. Pedro Paulo Pereira Oliveira, e com a Capitã Jhéssyka Lôbo, para alinhar parceria voltada para a qualificação na área do direito militar.

O intuito é a realização conjunta de minicursos, cursos de capacitação, seminários, congressos todos voltados para o profissional da advocacia e para os futuros advogados que tiverem interesse em atuar na área do Direito Militar.

“Nosso objetivo é propagar cada vez mais o direito militar e uma das vertentes para isso é a qualificação do advogado que milita na área. Por isso, estamos buscando essa parceria, hoje com a Corregedoria de Segurança Pública, e futuramente com outros entes militares que têm em seu corpo funcional os estudiosos da área”, explicou a presidente da Comissão de Direito Militar da OAB Maranhão, Ana Carina Saraiva.

Este é um segmento do direito ainda pouco explorado pela advocacia maranhense, tanto que não tem uma disciplina específica nos cursos das universidades e faculdades de direito do Maranhão. “É um segmento ainda carente de profissionais, justamente por isso precisa desse cuidado e dessa propagação para que possamos expandir e fortalecer o direito militar no Estado”, observou Ana Saraiva.

O Corregedor Geral Fernando Moura de Lima, parabenizou a Ordem pela iniciativa. “Temos total disponibilidade e interesse nessa integração para a qualificação do advogado. Essa união entre OAB e os entes militares é muito importante, pois fará com que cresçam as proposições e ações mútuas, para que inclusive se tenha uma sociedade também melhor. Estamos sim à disposição. Fico feliz com a iniciativa da OAB”, pontuou ele.

Criada em agosto deste ano, a Comissão de Direito Militar da OAB Maranhão tem desenvolvido um trabalho de propagação do Direito Militar junto a todas as entidades militares do Estado. No mês passado, a Comissão reuniu mais de 150 pessoas no auditório do Comando geral da PM durante o I Ciclo de Palestras do Direito Militar do Estado do Maranhão.