19 Agosto - 2019

OAB MARANHÃO CONCEDE TÍTULO DE ADVOGADO MARANHENSE A LUIZ GAMA

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, concedeu na noite de ontem, 18, através da emissão de uma Certidão de OAB Suplementar da OAB Maranhão, o título de Advogado maranhense a Luiz Gonzaga de Pinto Gama. A solenidade de entrega ocorreu durante a realização da peça “LUIZ GAMA: uma voz pela liberdade”, que foi apresentada no teatro Arthur Azevedo.

Para o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, foi uma honra conceder o título de Advogado maranhense a Luiz Gama, patrono do abolicionismo, e ratificou a importância desta homenagem e da criação da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra da OAB/MA na reparação do triste período de escravidão negra, no Brasil. “Tive a honra de, em nome da OAB e da advocacia maranhense, conceder o título de Advogado maranhense a Luiz Gama, patrono do abolicionismo. Esse reconhecimento vem ao encontro da busca pela correção das distorções desta triste página de nossa história, com a criação, esse ano, da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra da OAB/MA. Independente das críticas que possam nos fazer, a Ordem e a advocacia brasileira sempre foram, são, e sempre serão defensores das garantias e das liberdades”, afirmou Thiago Diaz.

O presidente da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra da OAB/MA, Erik Moraes, afirma que essa homenagem é um marco histórico para advocacia do país. “É um fato histórico para a advocacia maranhense e brasileira no compromisso da reparação, haja vista, que leis vigentes da época, impediam o ingresso de negros nas Universidades. Luiz Gama cursou os períodos da Faculdade de Direito de São Paulo como ouvinte” concluiu.

A decisão para este reconhecimento foi tomada durante reunião, ocorrida no dia 15/08, da diretoria da OAB Maranhão com o ator Deo Garcez, que representa Luiz Gama na peça, e com o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, Erik Moraes. “Eu fico muito emocionado e feliz com essa atitude. O que a OAB Maranhão fez ao Luiz Gama é algo muito digno e louvável. Esse reconhecimento se dá pelos seus relevantes serviços prestados junto aos tribunais na libertação dos escravos”, destacou o protagonista da peça, Deo Garcês.