10 Dezembro - 2018

NOVOS ADVOGADOS CONHECEM COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE PEDRINHAS DURANTE QUARTA EDIÇÃO DO PROJETO VISITA GUIADA DA OAB/MA

Na tarde da última sexta-feira, 07, um grupo de 12 jovens advogados participou da quarta edição do projeto “Visita Guiada” ao Complexo Penitenciário São Luís, em Pedrinhas. O projeto é organizado pelas Comissões do Jovem Advogado e de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão.

O projeto “Visita Guiada” foi implantado pela atual gestão da OAB-MA, e tem como foco a orientação dos profissionais na realização dos procedimentos dentro do sistema prisional durante o atendimento aos clientes, passando pela realização do cadastro na recepção, por meio da apresentação da carteira da Ordem, até o conhecimento dos procedimentos padrão para trabalhar no Sistema.

“Esse projeto tem por objetivo apresentar ao jovem advogado todos os procedimentos e normas de segurança para o próprio profissional facilitando o seu trabalho dentro do Sistema. O “Visita Guiada” é uma parceria entre a OAB e a SEAP com o intuito de garantir uma relação profissional plena, atendendo e respeitando os direitos de todos os lados da relação”, apontou Ana Karolina de Carvalho Nunes, presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão.

O presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Rômulo Chagas, destacou a importância do projeto para o advogado em início de carreira. “É uma oportunidade de mostrar para os jovens advogados, em início de carreira, como proceder durante o atendimento a um cliente, principalmente para os profissionais que militam nessa área. Essa é a quarta edição desse projeto, que será implantado em outras seccionais. Isso mostra o sucesso do trabalho da OAB Maranhão em prol do jovem advogado”, destacou ele.

Os advogados que participam do “Visita Guiada” conhecem todo o processo para adentrar o sistema prisional, passando pelo cadastro do advogado, na portaria, revista do detector de metais e passagem pelo body scan. Em seguida, conhecem a sala da OAB que fica dentro do sistema, os parlatórios, onde se conversa com o cliente, entre outros setores da Unidade Prisional.

Para o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, o “Visita Guiada” é fundamental na preparação do novo profissional de advocacia no momento de ingressar nas atividades vinculadas ao sistema prisional. “A ideia é que os nossos advogados tenham a noção, na prática, de como devem proceder diante de uma situação de atendimento com seu cliente, circunstância esta que só a prática ensina”, reitera.

Os advogados interessados em participar das próximas visitas devem entrar em contato com a Comissão do Jovem Advogado na própria sede da OAB-MA. A próxima edição está marcada para dia 13 de dezembro, nesta quinta-feira.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.