11 Fevereiro - 2022

NOVA DIRETORIA DO TED/MA É NOMEADA E ASSUME O COMPROMISSO DE TRABALHAR COM EFICIÊNCIA PELOS DIREITOS E DEVERES DA ADVOCACIA DO ESTADO

Anunciando o compromisso de trabalhar em prol da valorização da OAB e da advocacia, foi nomeada na noite de ontem, 10/02, a nova diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina do Maranhão (TED/MA) para o triênio 2022/2024. A posse, conduzida pelo presidente da Ordem Maranhense, Kaio Saraiva, aconteceu durante a Sessão do Conselho Seccional, no plenário da OAB.

Agora, o TED é composto por: Mauro Henrique Ferreira (presidente); Maria da Glória Aquino (vice-presidente); Lourival Godinho (secretário); Ricardo Castro (corregedor-Geral) e Frederico Duailibe Lima (corregedor-geral adjunto). Todas as conselheiras e conselheiros do Tribunal também receberam nomeação.

Na oportunidade, a diretoria da OAB/MA destacou a relevância do Tribunal de Ética para a instituição, sendo responsável por tratar dos deveres e direitos da advocacia, assim como dos fundamentos éticos e legais da profissão.

“Parabenizamos e convocamos os membros da diretoria do Tribunal para que possamos, cada vez mais, trabalhar juntos em prol da nossa instituição. Farei questão de realizar reuniões frequentes com o TED, pois é um lugar de extrema relevância para preservar o nome da OAB e da advocacia maranhense. Juntos, lutaremos para que, no final de 2024, possamos ver cada advogada e advogado do estado, batendo no peito e dizendo que sente orgulho de ser representado pela Ordem”, discursou o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva.

Reafirmando o trabalho de unidade e parceria que será feito entre a OAB e o Tribunal, o presidente do TED/MA, Mauro Ferreira, adiantou como as atividades acontecerão. “Agradeço a confiança dos nossos colegas conselheiros e conselheiras. Nós, juntos, faremos um trabalho de eficiência, presteza e cuidado com a advocacia. Nosso papel é orientar e tentar resolver as demandas da melhor maneira possível”, destacou Ferreira.

Já a vice-presidente do Tribunal, Maria da Glória Aquino, enfatizou a relevância da atuação do TED, assumindo a responsabilidade de orientar e aconselhar as advogadas e advogados do Estado. Ela também falou sobre a representatividade feminina que traz à gestão.

“Este é um momento singular e histórico, no qual a preservação das conquistas deve ser iluminada pelo reconhecimento e admiração pelo trabalho desenvolvido por todos os presidentes, vice-presidentes e membros do TED que atuaram nas gestões anteriores. Trago comigo, a força representativa feminina à vice-presidência do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Maranhão, convicta de que a identidade e paridade de gênero devem permanecer”, expressou a advogada.

Por fim, a diretoria do TED adiantou algumas prioridades da nova gestão: a modernização dos procedimentos, como a implantação dos processos eletrônicos e divulgação dos quantitativos dos processos disciplinares (julgados com foco na diminuição de processos em trâmite); a busca pela consensualidade, pelo diálogo interinstitucional; e capacitação da advocacia.