28 Fevereiro - 2023

NOTA DE REPÚDIO

Ao apresentador Carlos Afonso, do Programa Hora D Munim, da Tv Difusora Munim

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA) vem, por meio desta, repudiar de forma veemente os comentários do apresentador de TV Carlos Fernando, da TV Difusora Munim, em Rosário, durante o Programa Hora D Munim, contra a advocacia maranhense.

Durante a edição de seu programa, no dia 15 de fevereiro, ao falar do caso da apreensão de uma moto pela Polícia Rodoviária Federal, o apresentador afirmou que pessoas estão o atacando, dentre elas, um advogado e uma jornalista. Na fala, o apresentador usa a expressão “que tem um advogadozinho de M”..., “se manca seu advogadozinho de M”, por pura maldade ou simplesmente pelo desconhecimento do papel e da importância da advocacia para a garantia dos direitos fundamentais de todos os cidadãos e cidadãs, inclusive os dele, caso precise se defender no futuro.

Segundo a nossa Carta Magna, o advogado é indispensável à administração da justiça, prestando serviço público e exercendo função social. Tal qual o advogado, o jornalista também tem sua função social importante, dentre as quais vale mencionar a de servir o indivíduo com informações responsáveis e relevantes, além de construir uma sociedade mais justa, solidária e igualitária em um Estado Democrático de Direito.

Ao menosprezar o trabalho do advogado, o apresentador de TV fere não só o profissional em advocacia, mas todo o sistema judiciário e a sociedade. O apresentador demonstra ainda total despreparo em seus comentários preconceituosos, que estimulam violência, preconceito e desavenças para o seu público.

Por fim, a OAB Maranhão reitera não tolerar atos que vilipendiam a atuação profissional de qualquer advogada ou advogado no estado e afirma que cobrará uma retratação do apresentador em seu programa.

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão

Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas dos Advogados