28 Maio - 2020

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ADVOGADO JOSÉ MARIA CABRAL MARQUES

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), solidariza-se com os familiares, amigos, com toda sociedade acadêmica e literária e a advocacia maranhense pelo falecimento do advogado e ex-reitor José Maria Cabral Marques,(OAB-MA 238) ocorrido nessa quarta-feira, 27, aos 91 anos.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís e em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da antiga Universidade do Maranhão, Cabral Marques, como era conhecido, foi reitor da UFMA no período de 1979 a 1988.

Cabral ocupava a cadeira de número 38 da Academia Maranhense de Letras, exerceu ainda cargos públicos de Secretário de Estado da Administração; da Fazenda (interino); da Educação e Cultura; do Trabalho e Ação Social. Trabalhou ainda no Estado do Amazonas como Secretário da Educação e Cultura; Presidente da Fundação Educacional do Amazonas; Presidente da Fundação Cultural do Amazonas; Presidente da Fundação Televisão Educativa do Amazonas.

O ex-reitor Cabral Marques recebeu, ainda, diversas medalhas e títulos honoríficos tanto no Brasil quanto no Exterior, em países como Estados Unidos, França, Portugal, Alemanha e México.

Em 2017, Dr. José Maria Cabral Marques, durante a Celebração dos 85 anos da OAB/MA, foi agraciado com uma placa comemorativa em alusão aos relevantes serviços prestados à sociedade e por defender as garantias e os direitos fundamentais de todos os cidadãos do Estado.

À família, aos amigos e a toda sociedade acadêmica e literária deixamos nossos votos para que todos possam seguir suas vidas confortados na Fé, em momento tão difícil.

São Luís(MA), 28 de maio de 2020.

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão.