05 Fevereiro - 2020

NOTA DE DESAGRAVO A ADVOCACIA SANTA-INESENSE E DE REPÚDIO AO APRESENTADOR LUIS CARLOS

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Maranhão, por meio do seu Sistema de Defesa das Prerrogativas, em ato conjunto, com o Conselho Seccional, vem DESAGRAVAR Ad Referendum a ADVOGADA MARANHENSE ROSELLE SOUSA (OAB/MA 20.575), e repudiar de forma veemente os comentários do apresentador LUÍS CARLOS do Programa Show do Bronca, da A2 TV, feitos durante o seu programa no último dia 03 de fevereiro de 2020, momento em que expôs, desdenhou, e achincalhou da profissional que manteve contato com ele via mensagem privada no WhatsApp para tratar de um caso envolvendo a cliente da advogada.

Na oportunidade, o apresentador de maneira sarcástica desdenha da profissional ao sugerir que seus auxiliares façam apostas no “jogo do bicho” com o número da sua OAB; bem como, questiona a formação profissional da causídica e toda sua história de luta para conseguir a tão almejada Carteira da Ordem. O número da OAB de uma advogada é o que a identifica como profissional respaldada para defender a justiça e a sociedade em todo o território brasileiro.

Assim, ao divulgar e desdenhar dessa forma da advogada, o apresentador Luís Carlos atentou contra a advocacia santainesense por total desconhecimento do papel e da importância da advocacia para a garantia dos direitos fundamentais de todos os cidadãos.

O país vive hoje uma verdadeira crise moral, ética e econômica e diante de tantas carências pelas quais passa o povo brasileiro, os advogados, assim como outros setores, vêm atuando como agentes de transformação social, promovendo a defesa intransigente dos direitos e da cidadania. O advogado é indispensável à administração da justiça, prestando serviço público e exercendo função social.

Tal qual o advogado, o jornalista também tem sua função social importante, dentre as quais vale mencionar a de servir o indivíduo com informações responsáveis e relevantes que contribuam para uma sociedade mais justa, solidária e igualitária em um Estado Democrático de Direito.

Ao menosprezar o trabalho e o número da OAB da advogada, o referido apresentador de TV fere não só o profissional em advocacia, mas também todo o sistema judiciário e toda a sociedade, além de demonstrar total despreparo em seus comentários sarcásticos.

A OAB Maranhão reitera apoio total à Subseção de Santa Inês, a advogada ofendida e coloca-se à disposição por meio de sua Diretoria, Conselho Seccional, Coordenação do Núcleo de Prerrogativas e Presidentes de Comissões na defesa intransigente da advocacia maranhense.

São Luís, 05 de fevereiro de 2020

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão.
OAB Subseção Santa Inês
Núcleo Estadual de Defesa das Prerrogativas dos Advogados