11 Março - 2019

Mesa de Debates “Elas no comando”, organizada pela Comissão de Direito Militar, lota o auditório da OAB/MA no Dia Internacional da Mulher

Relatos de mulheres que expressam sucesso à frente de cargos em diversas instituições e órgãos do Maranhão marcaram a primeira edição do “Elas no comando”, evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão de Direito Militar da OAB.

O evento trouxe ao público mulheres fantásticas que alcançaram postos elevados. A ideia do encontro foi realizar o compartilhamento das histórias de vida e das conquistas profissionais alcançadas por estas mulheres ao grande público, que lotou o auditório da sede da Ordem.

À frente da organização do evento, a presidente da Comissão de Direito Militar, a advogada Ana Carina Saraiva, reforçou que a ideia do Elas no comando era justamente trazer as mulheres advogadas e da sociedade para debater em uma mesa de diálogos e trocar experiências, uma forma de compartilhamento de histórias.

“O nosso objetivo era de proporcionar a essas mulheres que ocupam posições de liderança em seu segmento de trabalho um momento de exposição, porque ao longo da história a mulher sempre assumiu o papel secundário na sociedade. Muitas alcunhas foram dadas a ela, como o sexo frágil, a rainha do lar, atribuições que lhe foram conferidas como ideais, restringindo estas mulheres com títulos de uma boa dona de casa, submissa, recatada, compreensiva, mãe e cuidadosa”, enumerou a advogada.

A presidente da Comissão de Direito Militar fez uma breve analise do papel social das mulheres no século XXI, e ressalta que apesar das conquistas, as atividades realizada pelo gênero do sexo feminino, em sua grande maioria, continua sendo secundário. “Uma mulher independente e batalhadora não se restringe aos padrões que a sociedade impõe. A mulher tem que ser o que ela deseja, podendo ser caminhoneira, militar, diplomata, artista, advogada, entre outras funções, sem qualquer restrição. A mulher precisa abrir seus próprios caminhos , podendo ser, também dona de casa, caso ela deseje. Nesse contexto, a OAB/MA, escolheu o mês de março para homenagear a todas mulheres que luta para conquistar seu espaço na vida e no mercado de trabalho”, reiterou Ana Carina.

Para quebrar todo preconceito, o Elas no comando proporcionou um encontro para apresentar as mulheres que estão no comando de setores da sociedade e órgãos públicos, trazendo à sociedade suas memórias e opiniões. É o que conta um pouco a coronel Edilene Soares da Silva, da Polícia Militar, a respeito do histórico do crescimento da participação das mulheres nos quadros da polícia. “Além da valorização para todas as mulheres, em especial as mulheres militares, a gente se sente bem honrada em ter participado da mesa redonda. Estamos bem esperançosa e tentamos passar em nossa fala, qual o trabalho e a importância da mulher dentro da nossa instituição. Quando a mulher entrou na polícia ela poderia chegar até capitã. Existia um quadro a parte, mas com o passar do tempo, com a conquista das pioneiras, hoje o quadro nivelou e já temos três mulheres coronéis no Maranhão”, resumiu.

Além da Coronel Edilene, estiveram relatando suas conquistas a conselheira Federal da OAB Maranhão, Ana Karolina de Carvalho Nunes, a Coronel da Polícia Militar, Augusta Andrade, a Capitã do Corpo de Bombeiros Jhéssika Lôbo, da Juíza de Direito Diva Maria de Barros Mendes, diretora do Fórum de São Luís, da Presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, Vivian Bauer.

A juíza e diretora do Fórum Desembargador José Sarney Costa, Diva Maria de Barros Mendes, disse que o evento chega numa hora em que as mulheres começam a ganhar destaque em todas as áreas. “Esse encontro é importante para se debater sobre as ações e principalmente, para reunir forças para estarmos em evidência, mas precisamos nos unir. É preciso mais consciência da sociedade como todo, dos homens respeitarem nós mulheres e reconhecer que as mulheres podem sim exercerem cargos de relevância na sociedade”, complementou.

O “Elas no Comando” foi idealizado com o objetivo de proporcionar uma troca de experiências entre mulheres que ocupam posições de liderança em seu segmento de trabalho com o intuito de motivar outras mulheres e advogadas a correrem atrás de seus sonhos e buscarem, o que antes era inatingível em na sociedade para o sexo feminino.