25 Abril - 2023

MÊS DE MAIO SERÁ MARCADO POR CURSO DE INICIAÇÃO À ADVOCACIA PROMOVIDO PELA OAB-MA

O início da carreira é sempre marcado por desafios, mas também por oportunidades. É nesta fase que há o primeiro contato com a prática do Direito e é fundamental estar preparado para lidar com as demandas e situações do cotidiano jurídico.

Neste sentido, a OAB-MA, por meio da ESA-MA, da Comissão da Jovem Advocacia, do Conselho Estadual da Jovem Advocacia e da CAAMA, promove mais um Curso de Iniciação à Advocacia!

Dividido em três módulos presenciais por semana com profissionais renomados e experientes na área, o curso tem o objetivo de capacitar as advogadas e advogados iniciantes em matérias relevantes do Direito, possibilitando uma atuação prática eficiente.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no site da ESA-MA pela jovem advocacia e estudantes de Direito, mediante a doação de 2 kg de alimento não perecível (entregues no ato do credenciamento no dia do evento). Participe!

Confira agora a programação:

Módulo 1 – Primeiros passos na advocacia: Parcerias e Networking
Data: 02/05
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: Antonia Leonida Pereira de Oliveira - Advogada, Presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB/MA, pós-graduanda em Ciências Criminais e Direito Imobiliário.
Palestrante: Clara Bianca Mandú Maia - Advogada Criminalista, Presidente Seccional da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MA, Especialista em Direito Constitucional, Especialista em Direito Penal e Ciências Criminais.

Módulo 2 – Oratória e sustentação oral
Data: 17/05
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: Kaio Vytor Saraiva - Presidente da OAB-MA, Especialista em Direito e Processo do Trabalho, Direito Civil e Processo Civil, Ciência e Legislação Trabalhista e Procurador do Município de Pedreiras desde 2013.

Módulo 3: Os primeiros passos da advocacia previdenciária
Data: 04/05
Horário: 18h às 21h
Local: Plenário OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: Raquel Furtado - Advogada Especialista em Direito Previdenciário, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-MA.
Palestrante: Noemi Castro Lima - Advogada, Pós Graduada em Direito Previdenciário, Processo Civil e Processo Administrativo Previdenciário e Coach Integral Sistêmico pela Febracis.

Módulo 4: Cálculos Trabalhistas
Data: 09/05
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: Rafaela Fabrine - Advogada trabalhista e criadora do BPT - Banco de Petições Trabalhistas.

Módulo 5: Acompanhamento em delegacia e audiência de custódia
Data: 10/05
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: Lincoln Prudente Rocha - Advogado criminalista, Especialista em Processo Penal e Professor de cursos preparatórios para concursos.
Palestrante: Thales Dyego de Andrade - Advogado criminalista, Professor universitário, Mestre em Direito, Especialista em Direito Penal e Criminologia e Direito Público, Diretor Acadêmico da Faculdade Florence.

Módulo 6: Inquérito Policial
Data: 11/05
Horário: 18h às 21h
Local: Plenário OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: José Carlos Filho - Advogado criminalista, Fundador da Comunidade Trincheira Criminal, Especialista no procedimento especial do rito tribunal do júri.
Palestrante: Cleopas Isaías - Doutor em Direito Constitucional, Mestre em Ciências Criminais, Professor Adjunto da UEMA e Delegado de Polícia.

Módulo 7: Aplicação da LGPD
Data: 23/05
Horário: 18h às 21h
Local: Plenário OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: Edmée Maria Capovilla Leite Froz - Professora, Advogada, Especialista em Direito Digital, Membro Consultora da Comissão Especial de Proteção de Dados do CFOAB, Presidente da Comissão de Direito Digital da OAB-MA.
Palestrante: Carol Castro - Advogada, Especialista em Direito Médico, Odontológico e da Saúde, Consultora em Proteção de Dados Pessoais na Saúde, Professora, Mestre em Educação.

Módulo 8: Gestão e Compliance
Data: 24/05
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: Vivian Renata Gomes Camargo - Presidente da Comissão de Compliance da OAB/MA, Associada do CWC - Compliance Woman Committee, Especialista em Gestão de Negócios, Gestão e Compliance, Master Coach e Analista de Perfil Comportamental.
Palestrante: Rodrigo Desterro - Advogado, Compliance Officer e Data Protection Officer do Porto do Itaqui, Professor, Mestre e Doutorando em Políticas Públicas, Especialista em Compliance e Integridade Corporativa e em Direito e Processo do Trabalho.

Módulo 9: Marketing e Branding Jurídico
Data: 25/05
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: Gabriela Melo Tavares - Advogada criminalista e consumerista, Presidente do Conselho da Jovem Advocacia da OAB/AL, MBA em marketing na USP, Membra da Comissão Nacional da Advocacia Jovem do CFOAB.
Palestrante: Júlia Lima de Lucena - Advogada previdenciarista, Especialista em Direito Empresarial, Especialista em Branding Jurídico, Diretora criativa Método Eita.

Módulo 10: Regularização de imóveis pela via extrajudicial, testamento e inventário
Data: 30/05
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: Sarah Morais - Advogada, Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-MA, Diretora da Comissão Nacional de REURB no Maranhão, Secretária-geral da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-MA.
Palestrante: Wyllian Nava - Bacharel em Direito, Oficial Substituto do 3º Registro de Imóveis de São Luís (MA), Membro Consultivo da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/MA, Especialista em Direito Notarial e Registral.

Módulo 11: Advocacia Autônoma: Posicionamento e Prospecção
Data: 31/05
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório OAB-MA
Carga Horária: 3h
Palestrante: Fabíola Amorim - Advogada Criminalista, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Professora de Pós-Graduação e Cursos de Prática Jurídica.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.