21 Novembro - 2019

MARANHENSE É NOMEADO PARA PRESIDIR COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO E LITERATURA DO CONSELHO FEDERAL

Com a proposta de aprofundar estudos e pesquisas sobre a relação entre o Direito e a Literatura, o Conselho Federal da OAB acatou pedido do Conselheiro Federal pela OAB/MA, Daniel Blume, para a criação da Comissão Especial de Direito e Literatura.

A nova comissão será presidida pelo advogado maranhense e também Conselheiro Federal da OAB/MA, professor João Batista Ericeira, que exerce ainda o cargo de presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.

O foco das atividades desta nova Comissão se voltará para o desenvolvimento da escrita jurídica na Advocacia, que pretende difundir os elementos e práticas da Literatura e do Direito, estabelecendo um diálogo entre as duas áreas.

O Conselheiro Federal, Daniel Blume, destacou a importância de criar uma comissão com esta função no Conselho Federal. “O Direito decorre da estruturação da vida humana em sociedade, ao passo que a Literatura registra os atos da vida cotidiana, em todas as nuances do ser humano, mesmo que fictícias. A relação entre Direito e Literatura também envolve questões como liberdade de expressão, história jurídica da censura e políticas de subsídios editoriais. Por isso, a importância de esta relação em uma única comissão”, ressaltou Blume.

Na oportunidade, o professor João Batista Ericeira agradeceu a nomeação e destacou o reconhecimento à literatura maranhense. “Eu tomo essa nomeação pelo Conselho Federal como um preito de reconhecimento à cultura maranhense, ao que o Maranhão representa em termos de literatura, de poesia, de prosa. No passado glorioso, nosso estado marcou época em toda vida brasileira. Então, esse é o reconhecimento que se faz, não a minha pessoa, mas à classe advocatícia maranhense. Por isso, sou muito grato”, frisou.

Na foto, Ericeira (E) com os colegas Daniel Blume, Felipe Santa Cruz (Presidente do CFOAB) e Charles Miguez.