17 Março - 2017

Itinerância da OAB-MA na Subseção de Codó

Comitiva da Seccional Maranhense também cumpriu agenda em Coroatá

Reunião com advogados, entrega de equipamentos, qualificação por meio do Curso Gestão de Escritórios e vistorias a Unidade de Ressocialização marcaram a passagem da itinerância da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, pela Subseção de Codó. Integram a comitiva, que ontem realizou sessão histórica em Caxias, a diretoria e conselheiros da OAB-MA.

Para os advogados da região foi organizado o curso Gestão de Escritórios. Uma parceria da OAB-MA com o SEBRAE, que por objetivo apresentar ao profissional o noções sobre a gestão de escritórios, pois esta não é uma matéria com a qual  o profissional em advocacia está familiarizado.

Sala do Advogado

A comitiva da OAB-MA seguiu para o Fórum da Cidade para a entrega de equipamentos para a Sala dos Advogados, localizada no Fórum.  Computadores, impressoras, mesas, cadeiras e material de expediente chegaram até a Subseção por meio de parceria entre a OAB-MA e a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA).

Ao longo de 2016, foram entregues salas dos advogados em São José de Ribamar, Complexo Penitenciário de São Luís, na Subseção de Timon,  Imperatriz e recentemente no Fórum da Justiça do Trabalho em São Luís. O investimento nessas estruturas, além de parceria com a CAAMA,  também tem origem na política de redução dos custos da atual gestão que implantou procedimentos, revisou contratos com o objetivo encontrar as melhores propostas financeiras mantendo a qualidade dos serviços e produtos, manteve um diálogo permanente com fornecedores e a busca constante parcerias.

Reunião com os Advogados

Uma reunião com os advogados da região marcou o terceiro compromisso do dia. Na ocasião, vários profissionais colocaram as dificuldades encontradas no dia a dia. Entre  elas a morosidade da justiça devido também a falta de juízes na comarca. O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, informou que diálogos têm sido mantidos com o TJMA, após receber diversas denúncias sobre o tema, com o intuito de sanar esses problemas.

A OAB-MA protocolou junto ao Tribunal  pedido (OFC OAB-MA nº025/2017 GP) para que os Magistrados de 1ª instância permaneçam em suas comarcas no horário das 8h as 18h de segunda à sexta. O retorno do TJMA veio por meio do ofício circular GP-72017 encaminhado a todos os Magistrados do Poder Judiciário do Maranhão. No conteúdo, recomendações previstas nos incisos IV e V do artigo 35 da Lei Orgânica da Magistratura que afirmam que é dever dos magistrados respectivamente “residir na sede da comarca salvo autorização do órgão disciplinar a que estiver subordinado” e  “comparecer pontualmente à hora de iniciar-se o expediente ou a sessão, e não se ausentar injustificadamente antes do seu término”.

Vistoria na Unidade Prisional

No quarto compromisso em Codó, a comitiva fez vistoria na Unidade de Ressocialização. Foram verificadas as condições de acessibilidade dos advogados à unidade e aos detentos e as condições estruturais que envolvem também a segurança tanto dos detentos quanto de todos os profissionais que atuam no local tendo em visto a delicada situação do sistema carcerário brasileiro.

Visita a Coroatá

Após a vistoria, a comitiva da OAB-MA seguiu para a comarca de Coroatá onde também conversaram com os advogados que atuam na região e visitaram a unidade prisional local. Na ocasião, o presidente Thiago Diaz, falou sobre uma das diretrizes da gestão que é está presente no interior do Maranhão, atuando ao lado do advogado, para que os inúmeros desafios sejam superados. “A cada mês deslocaremos a gestão da Ordem para uma Subseção para que possamos de muito perto acompanhar o dia a dia do advogado e implementar ações e projetos que o ajudem na rotina profissional”, disse.