01 Julho - 2018

III EDIÇÃO DO PROJETO VISITA GUIADA DA OAB MARANHÃO LEVA JOVENS ADVOGADOS AO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE SÃO LUÍS

Tendo por objetivo orientar o jovem advogado na realização dos procedimentos dentro do sistema prisional é que na tarde da última quinta-feira, 27, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), realizou a terceira “Visita Guiada” de jovens profissionais da advocacia à UPR São Luís. O projeto é uma ação conjunta das Comissões de Política Criminal e Penitenciária e de Jovens Advogados, da Seccional Maranhense da Ordem.

“Essa visita busca demonstrar todos os procedimentos e normas de segurança para o advogado em início de carreira, desmistificando uma série de questões que são criadas e dificultam o trabalho desse profissional dentro do sistema. Esse é um projeto inovador que advém de uma parceria entre a Ordem e a SEAP”, explicou a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB, Ana Karolina de Carvalho Nunes.

Nessa edição do “Visita Guiada” um grupo de 8 profissionais esteve na UPR São Luís. A visita foi iniciada pela recepção, com a realização do cadastro por meio da apresentação da carteira da Ordem. Em seguida, passaram pela primeira entrada, por um detector de metais, e depois por um scanner de corpo. “Todo esse processo é realizado a todos que visitam o sistema prisional. Isso é uma forma de garantir a segurança de todos nós que trabalhamos aqui e de quem vem em visita”, explicou o chefe da Supervisão de Segurança Interna do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Fredson Pinheiro.

“Essa é a terceira edição do projeto que visa mostrar ao jovem advogado que tem interesse em atuar na área criminal as principais questões do sistema prisional. Queremos também desmistificar que o trabalho do advogado criminalista e a atuação dele no sistema prisional são perigosos. Nossa ideia é justamente essa, abrir as portas do Sistema Prisional, para o profissional em início de carreira”, explicou a jovem advogada e secretária-geral da CJA, Rhaissa Furtado.

Os advogados interessados em participar das próximas visitas devem entrar em contato com a Comissão do Jovem Advogado na própria sede da OAB-MA.