29 Outubro - 2019

II FÓRUM DA MULHER E DA ADVOGADA DA OAB/MA PROMOVE DIÁLOGO SOBRE DIREITO E SAÚDE DAS MULHERES

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, reuniu, nesta terça-feira (29), em seu auditório, advogadas, advogados, estudantes e profissionais de diversas áreas para debater temas atuais e relevantes sobre direitos e saúde das mulheres, trazendo reflexões importantes sobre saúde, política, prerrogativas, dentre outros assuntos.

A Palestra Magna foi proferida pela estudante Júlia Rebeca, de apenas 16 anos, que participa do projeto ‘Meninas Ocupam’, desenvolvido pela Plan Internacional Brasil, com o objetivo de empoderar meninas e adolescentes para ampliar a participação feminina na sociedade. Na ocasião, ela falou sobre a questão de liderança feminina.

“É preciso que a sociedade reflita sobre a importância de ser menina e como os nossos direitos são violados diariamente. O nosso principal foco nesse evento é inspirar outras meninas e pessoas, mostrando que elas são capazes de fazer qualquer coisa, mesmo quando muita gente diz que elas não podem”, afirmou Júlia.

O evento seguiu com o Painel I, que tratou da questão da saúde da mulher, contando com as palestrantes Larissa Soares, advogada, e Raquel Viégas, médica mastologista, que discutiram questões relacionadas aos mitos do câncer de mama e os direitos assegurados às mulheres que têm a doença.

“Um dos grandes mitos que circula hoje é de que todo nódulo que aparece na mama é câncer. Isso nem sempre se confirma, pois pode ser apenas um cisto. É preciso que as pessoas se conscientizem da importância do autoexame e, caso identifiquem alguma anormalidade, procurem um profissional especializado para avaliar o quadro”, alertou a mastologista Raquel Viégas.

Dando continuidade, o Painel II discutiu sobre “Prerrogativas da Mulher Advogada” com as palestrantes Priscilla Selares, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, abordando a questão da falta de acessibilidade enquanto violação das prerrogativas das advogadas com deficiência; e a advogada Valéria Cardoso trouxe em discussão as questões de violação de prerrogativas em razão do gênero.

“A acessibilidade é um direito fundamental assegurado a todas as pessoas com deficiência. Não estamos pedindo nada mais do que nos é de direito. Já obtivemos muitos ganhos, mas muita coisa ainda precisa ser feita. Por isso, é importante que estejamos sempre presentes nos debates, ampliando a discussão e mostrando situações reais por que passamos diariamente”, reforçou Priscilla Selares.

O Painel III finalizou o Fórum abordando o tópico da representatividade feminina na política maranhense. A mesa foi composta pela secretária geral da OAB/MA, Ananda Farias; a deputada estadual, Daniella Tema; a vereadora Barbara Soeiro e a presidente da UBM/MA, Thays Campos. As palestrantes discutiram a baixa representação das mulheres na política e em cargos de liderança.

“É importante que nós ocupemos mais espaço em todos os âmbitos da sociedade para que tenhamos mais voz e direitos assegurados. Nós precisamos incentivar as mulheres a participarem, despertando o interesse delas pelo debate político, só assim conseguiremos ampliar a nossa participação dentro das instituições e da sociedade como um todo”, destacou Ananda Farias.

A presidente da CMA, Vivian Bauer, destacou a alegria de idealizar o II Fórum da Mulher e da Advogada e ratificou a importância de debater assuntos relevantes à sociedade e à classe advocatícia.

“O II Fórum da Mulher e da Advogada atingiu todas as expectativas. Os temas abordados são atuais e trouxeram importantes reflexões sobre o papel, direitos e saúde das mulheres. Pautamos sobre as prerrogativas da mulher e da advogada, inclusive a questão de violação em razão do gênero; a falta de acessibilidade das mulheres com deficiência; por fim, discutimos acerca da saúde das mulheres, neste mês alusivo à prevenção do câncer de mama, e um tópico referente à representatividade feminina na política. Todos os temas foram importantes para estimular a reflexão em todos os presentes”, afirmou Vivian Bauer.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.