09 Maio - 2018

II EDIÇÃO DO PROJETO VISITA GUIADA DA OAB MARANHÃO LEVA NOVOS ADVOGADOS A CONHECEREM O COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE PEDRINHAS

Foi realizada ontem, 08/05, a segunda visita guiada de jovens advogados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O projeto da OAB Maranhão, idealizado pelas comissões do Jovem Advogado e de Política Criminal e Penitenciária, garante uma visita técnica a um grupo de advogados em início de carreira ao Sistema Prisional de São Luís.

“Essa ação faz parte do projeto “Visita Guiada”, onde trazemos um grupo de jovens advogados para conhecer a realidade do advogado criminalista. Ela tem por objetivo apresentar a esses profissionais a realização dos procedimentos dentro do sistema prisional, durante o atendimento aos clientes”, explica a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão, Ana Karolina de Carvalho Nunes.

À frente da visita, o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Rômulo Moraes Chagas, e a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB, Ana Karolina de Carvalho Nunes, guiaram os novos profissionais, que iniciaram a visita técnica no Complexo Penitenciário de Pedrinhas com a realização do cadastro na recepção, por meio da apresentação da carteira da Ordem.

Para o presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA, Rômulo Chagas, o projeto “Visita Guiada” facilita a vida do jovem advogado que deseja militar nessa área. "É uma oportunidade de mostrar para os jovens advogados, em início de carreira, como proceder durante o atendimento a um cliente, principalmente para os profissionais que querem trabalhar nessa área. Eles conheceram a sala da OAB que fica dentro do sistema, os parlatórios, onde se conversa com o cliente, entre outros setores. Essa visita direcionada faz toda a diferença na hora do primeiro atendimento do profissional em sua carreira”, apontou.

“Esse projeto visa inserir o jovem advogado que tem interesse em atuar na área criminal e também desmistificar que o trabalho do advogado criminalista e a atuação dele no sistema prisional são perigosos. Eu, enquanto advogada criminalista, sempre fui bem recebida no Sistema. Nossa ideia é justamente essa, abrir as portas do Sistema Prisional, para o profissional em início de carreira”, explicou a jovem advogada e secretária-geral da CJA, Rhaissa Furtado.

Para a jovem advogada Kelda Caires, foi uma surpresa a visita e a Comissão está de parabéns pela iniciativa. “Não pensava que fosse preciso todos os procedimentos para adentrar no Sistema, para mim foi uma surpresa. É muito importante para nós jovens advogados esse primeiro contato com o apoio da OAB, por meio de sua Comissões. Já estou no aguardo da próxima visita", destacou.

O projeto idealizado pelas Comissões da OAB Maranhão conta com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária, que disponibiliza toda uma estrutura de segurança e apoio para receber os jovens advogados, que são guiados pelo chefe da Supervisão de Segurança Interna do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Fredson Pinheiro Maciel. Ele apresentou um panorama sobre o funcionamento do Sistema de Segurança.

O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, ressalta a importância do programa “Visita Guiada” na preparação do novo profissional de advocacia, no momento de ingressar nas atividades vinculadas ao sistema prisional. “A ideia é que os nossos advogados tenham a noção, na prática, de como devem proceder diante de uma situação de atendimento com seu cliente, circunstância esta que só a prática ensina”, reiterou.

Os advogados interessados em participar das próximas visitas devem entrar em contato com a Comissão do Jovem Advogado na própria sede da OAB-MA.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.