15 Março - 2018

I ENCONTRO DAS ADVOGADAS DO MARANHÃO É ABERTO COM HOMENAGENS

              

                Com o auditório lotado, foi aberto, na tarde desta quinta-feira (15), no Hotel Pestana, no Calhau, o I Encontro das Advogadas do Maranhão, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, Escola Superior de Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA). O evento foi aberto com homenagens a profissionais que se destacaram na advocacia.

                Antes das homenagens, foi pedido um minuto de silêncio em memória da vereadora Marielle Franco, do PSol, do Rio de Janeiro, que foi assassinada a tiros, na noite dessa quarta-feira (14). Em seguida, houve execução do Hino Nacional e do Hino do Maranhão, e uma apresentação teatral do Grupo Improviso.

                O presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, destacou a necessidade de lutar por igualdade de gênero. “É muito importante diversificar o debate para a mulher e a advogada, buscando a igualdade de gênero. Na OAB/MA, temos buscando dar a nossa contribuição. Hoje, quase 50% dos advogados da Casa são mulheres, o que mostra a necessidade de reconhecer essas profissionais. Faço aqui um destaque à Comissão da Mulher e da Advogada, na pessoa da Dra. Ananda Farias, por todo o empenho na realização desse encontro. Aproveito para anunciar que, no dia 21, iremos lançar uma Campanha de Combate ao Assédio e um Disk Assédio que funcionará na OAB/MA”, ressaltou.

                A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Ananda Farias, entregou as homenagens a quatro advogadas que tiveram papel de destaque na OAB Maranhão. “Trabalhar na OAB não é fácil, mas é muito gratificante. E é com muita satisfação que iniciamos esse encontro homenageando essas quatro guerreiras”, destacou Ananda Farias, antes de anunciar os nomes das homenageadas: Vivian Bauer, presidente da Comissão do Direito da Família e vice-presidente da Comissão da Mulher e da Advogada; Rosimeire Freitas Barros, ex-secretária adjunta da CAAMA; Lígia César de Oliveira Santana, ex-conselheira da OAB/MA e a primeira presidente da Comissão da Mulher e da Advogada; e Terezinha Marques, ex-vice-presidente da CAAMA.

                “É uma satisfação muito grande receber essa homenagem, pois essa continua sendo a minha Casa”, afirmou a advogada Terezinha Marques. A ex-presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Lígia César de Oliveira Santana, destacou o trabalho conjunto durante o tempo em que esteve à frente da Comissão. “Quando eu assumi a Comissão, achei que não conseguiria levar adiante tudo o que planejei. Mas consegui por causa da ajuda de cada advogada que participou da comissão, portanto essa homenagem é de todas elas”, enfatizou.     

                Além do presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, e da presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Ananda Farias, também participaram da abertura do Encontro a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, representando o Governo do Estado; Karla Fonseca, representante do Tribunal de Contas do Estado; a promotora de Justiça, Sandra Soares, representando o Ministério Público; Liliane Furtado, diretora Executiva da Escola Superior de Advocacia (ESA); Cristiane Ribeiro, secretária-geral do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/MA; o tesoureiro da CAAMA, Rodrigo Reis Lima; a deputada estadual Valéria Macedo; e a secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima, representando a Prefeitura de São Luís.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.