30 Novembro - 2022

“EU SOU PORQUE NÓS SOMOS” REFORÇA A LUTA POR DIREITOS IGUAIS NO NOVEMBRO NEGRO DA OAB/MA

A igualdade de oportunidades em espaços de poder, destacando a inclusão de mulheres negras no mercado de trabalho, bem como a importância da garantia de direitos da população negra foram temas presentes na II Conferência Novembro Negro “Eu sou porque nós somos”. A ação, realizada no último dia 29/11, foi organizada pela OAB/MA, por meio das Comissões de Promoção da Igualdade Racial e da Verdade da Escravidão Negra do Brasil e da Escola Superior de Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana. 

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, as presidentes das comissões organizadoras do evento, Caroline Caetano e Marcela Tavares, abriram o evento.  “É preciso trabalharmos e pensarmos as políticas públicas para afirmação de direitos na luta antirracista. Espaços como esse são estratégicos para reforçar a luta”, disse a vice-prefeita.

“A casa OAB/MA está aberta a esse diálogo e a construção de um contexto igualitário de direitos, incentivando maior interatividade entre a comunidade acadêmica, poder público, profissionais liberais e a OAB para incentivar, cada vez mais, a participação efetiva de todos pela causa”, afirmou Kaio Saraiva.

Ao longo da Conferência, foram realizadas palestras, debates e exposições com convidados locais e de renomes nacionais.

A presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Caroline Caetano, agradeceu a participação de todos e todas no evento. “Nós temos como objetivo propiciar, junto às advogadas, advogados, comunidade acadêmica e a coletividade, um amplo debate relativo a políticas públicas para afirmação de direitos na luta antirracista, trazendo presente, memória, ancestralidade e afetividade decorrentes da filosofia UBUNTU”, destacou Caroline.

Para a presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil, Marcela Tavares, “toda forma de debate e interatividade, independente de data, é importante para fortalecer a conquista de espaços e respeito à causa. Por isso, é essencial que nós possamos promover momentos como esses”, finalizou Marcela.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.