18 Fevereiro - 2019

Escola Superior da Advocacia da OAB/MA inicia curso de preparação para mestrado em Direito da Universidade Federal do Maranhão

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA), concluiu, no último fim de semana, o primeiro módulo do curso preparatório para o mestrado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em ‘Direito e Instituições do Sistema de Justiça'. No total, o programa de ensino tem uma carga horária de 60 horas, distribuídos em cinco módulos.

A expansão do ensino jurídico para toda a advocacia maranhense tem sido uma das bandeiras de gestão da OAB Maranhão e que se tornou realidade nos últimos três anos, com a implantação do modelo adotado pelo atual presidente da Ordem maranhense, Thiago Diaz. Foram mais de 16 mil advogados qualificados pelos diversos cursos oferecidos pela ESA nas mais diversas áreas do direito.

Para o diretor de pós-graduação da ESA, Marcelo Carvalho, um dos objetivos fundamentais da ESA é a qualificação da jovem advocacia e dos advogados como todo. “A atual gestão da ESA pensou num projeto que inicia e capacita os advogados para o mestrado da UFMA, por meio desse primeiro módulo. Este é o único mestrado que temos no Maranhão, voltado para área do Direito, e surgiu a oportunidade deste edital da UFMA. Então, nós realizamos esse preparatório que veio facilitar a elaboração do anteprojeto e a leitura dos livros , das obras que, às vezes, não são estudadas na graduação”, pontuou.

O primeiro módulo aplicado na última sexta-feira e sábado foi sobre a ‘Elaboração de anteprojeto de pesquisa de currículo lattes, de memorial e preparação para a entrevista da linha de pesquisa’. Para essa etapa, foram escalados, a professora mestra, Alyne Mendes Caldas, o professor Doutor Márcio Aleandro, a professora Doutora Heloisa Medeiros, e a professora Eleen Pinheiro.

A professora Eleen Pinheiro, pontuou sobre a importância em qualificar os advogados do Maranhão com o ensino continuo. “O mestrado busca justamente qualificar o advogado, pois o profissional não pode ser visto apenas naquela faceta de mero processualista ou da questão judicial. Muito mais, a gente tem que levar ao advogado a qualificação profissional plena. O advogado precisa estar o tempo todo em atualização”, avaliou.

O advogado e aluno do curso de preparação Manoel Veloso, afirma que a capacitação do profissional. “É sempre importante continuar estudando e se capacitando. O título de mestre é muito acrescenta para o mercado de trabalho e já galga outras posições, inclusive, a de estar dentro da academia. É essencial a ESA trazer esse curso e fomentar esse ensino, contribuindo para a advocacia maranhense”, comentou.

O próximo encontro está programado para o dia 1º de março e será debatido sobre o ‘Liberalismo Político’, teoria do ex- professor de filosofia política da universidade de Havard, John Rawls. A aula será ministrada pelas professoras mestras, Alyne Mendes e Renata Barreto.