29 Agosto - 2019

EM REUNIÃO ORDINÁRIA, COMISSÃO DE DEFESA DAS PRERROGATIVAS EFETIVA A CRIAÇÃO DE COORDENAÇÕES TEMÁTICAS E DEBATE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CADASTRO NACIONAL DE VIOLAÇÃO DE PRERROGATIVAS NA OAB/MA

A Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado realizou na última quarta-feira, 28, mais uma reunião ordinária com o objetivo de apresentar suas novas coordenações, debater a implantação do Cadastro Nacional de Violação de Prerrogativas e a ampliação de plantões para atendimento às advogadas e advogados no Estado.

“A finalidade das coordenações é descentralizar as atividades e serviços prestados pela comissão para que os diretores da CADP possam trabalhar melhor nos processos mais burocráticos da defesa dos advogados”, afirmou o presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, Everardo Júnior.

Durante a reunião, a direção e os membros asseguraram a criação de sete coordenações temáticas: Orientação; Criminal e Penitenciária; Previdenciária; Administrativa, Trabalhista, da Mulher  e a de Plantões. Para a Comissão de Orientação, que tratará do respeito às prerrogativas e direitos da advocacia maranhense, foi escolhido o advogado Ronaldo Campos e para a coordenação Criminal e Penitenciária foi escolhida a advogada Silvana Rubim. As outras nomeações serão indicadas ao longo do mês.

“Pensando em uma maior celeridade na prestação do atendimento à advocacia, em diversas áreas do Direito, foi que pensamos na divisão dos trabalhos da comissão em coordenações, que atuarão em áreas específicas do Direito. A coordenação Criminal e Penitenciária focará no atendimento aos advogados que atuam nestas respectivas esferas, com advogados específicos da área prestando assistência aos demais colegas”, explicou Silvana Rubim, coordenadora da área Criminal e Penitenciária das Prerrogativas.

Para o coordenador da área de Orientação, Ronaldo Campos, assumir essa coordenação é motivo de satisfação. “Precisamos orientar o advogado no sentido de que, ao permitir que suas prerrogativas sejam violadas, o maior atingido é o seu constituinte. Por isso, trabalharemos para esclarecer a todas e a todos que o titular das prerrogativas é a advogada e o advogado e que o destinatário dela, é o cliente. Nosso papel é fazer com que a advocacia aprenda e defenda o que é o seu direito. Será motivo de grande contentamento contribuir nesse sentido”, observou.

Além disso, foi pautada a implantação imediata do Cadastro Nacional de Violação de Prerrogativas, o qual tem por objetivo registrar o nome de autoridades que violaram de forma grave ou reiterada as prerrogativas profissionais da advocacia e venham a pedir a sua inscrição perante à instituição.

Por fim, a comissão discutiu a implantação de um plantão fixo semanal na Justiça Federal tendo em vista os bons resultados obtidos com a implantação do plantão no fórum da Justiça Estadual, uma vez que houve uma significativa redução no número de ocorrências após a implantação desse sistema.

Além do presidente da Comissão, Everardo Júnior, estiveram presentes o secretário Antônio José Pinto, o secretário-adjunto Pablo Naue, as advogadas Silvana Rubim, Maria da Conceição Rocha, Anny Lamara, e os advogados Ronaldo Campos Pereira, Raimundo Lima de Aguiar, Antônio Carlos de Moraes Silva, Marcos Paulo Brito, Antônio Augusto Pinheiro, Wallace Lago, Rafael Almeida.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.