25 Junho - 2019

Em reunião ordinária, Comissão da Jovem Advocacia da OAB recebe palestra sobre Direito Previdenciário

Realizada na noite de ontem, 24/06, a reunião Ordinária da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Maranhão reuniu cerca de 70 jovens, entre advogados e estudantes de direito, no auditório da OAB Maranhão, momento em que puderam conhecer um pouco mais sobre a Ordem, sobre as Comissões e aprenderem mais sobre Direito Previdenciário.

“Temos buscado ofertar ao jovem advogado essa acolhida em nossa Casa sempre fazendo deste momento uma oportunidade de troca de conhecimento. Hoje, além de serem apresentados à Comissão assistiram palestra sobre o Direito Previdenciário. Nossas reuniões terão sempre esse caráter educativo e acolhedor ao profissional em início de carreira”, afirmou o presidente da CJA, Dihones Muniz.

A palestra da noite foi ministrada pela presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Maranhão, Cacilda Martins, que acompanhada de integrantes de sua comissão apresentou as principais nuances do ramo do direito em que operam e falaram ainda sobre o INSS Digital. “Muito importante essa iniciativa da Comissão da Jovem Advocacia de oportunizar a esses jovens conhecimento sobre as áreas do direito. Falar sobre como o advogado previdenciário trabalha, suas prerrogativas dentro do INSS, mostrar como peticionar, como se comportar diante de uma audiência e todo o trabalho de um advogado previdenciarista”, destacou Cacilda Martins.

Para a jovem advogada Isabela Maia Lima Almeida a OAB Maranhão está de parabéns por oportunizar momentos como esse, pois eles trazem mais segurança para o jovem advogado. “Quando nós iniciamos nesse mundo da advocacia a gente fica muito perdido e não sabe direito como atuar. Essa é a segunda reunião que venho e na primeira eu já me sentir superacolhida e fui entendendo que os meus medos são os mesmos dos outros advogados. Então você vai ganhando mais confiança para entrar do mercado de trabalho”, afirmou.

A reunião da CJA, além do caráter acolhedor ao jovem advogado, está também recebendo estudantes dos últimos períodos de direito das faculdades de São Luís. “Esse primeiro contato é muito importante, tendo em vista que a maioria de nós não tem essa aproximação com a Ordem, que só nos é apresentada depois da solenidade de compromisso. Então, momentos como este são esclarecedores para nós jovens advogados que recebemos orientações acerca de honorários, de contrato, de tributos coisas que não nos são apresentados na Faculdade”, apontou o jovem advogado Bruno Cardoso Oliveira.

A Comissão da Jovem Advocacia da OAB Maranhão arregimenta atualmente 350 membros e desenvolve diversos trabalhos de aproximação do jovem advogado com o mercado de trabalho como é o caso da oferta de cursos, palestras, treinamentos e do Projeto Visita Guiada que os leva para conhecer o Sistema Prisional, bem como aproxima a OAB da sociedade com a participação em diversas ações sociais de outras entidades e também do desenvolvimento de ações próprias, como foi o caso recente do Projeto “OAB nas Escolas” que leva conhecimento jurídico para alunos das redes estadual e municipal de ensino.

Os advogados interessados em participar da CJA ou de qualquer outra comissão da OAB Maranhão basta fazer a solicitação por meio de ofício na Sala das Comissões da Ordem. O documento obrigatoriamente deverá conter o nome do advogado, endereço residencial, telefone celular e residencial, endereço profissional e e-mail. A solicitação pode ser feita também diretamente pelo site da OAB Maranhão na aba Comissões.