21 Janeiro - 2020

EM PROL DO FORTALECIMENTO DA ADVOCACIA, COMISSÃO DE PRERROGATIVAS DA OAB/MA APLICA PESQUISA NO FÓRUM DE SÃO LUÍS

Na manhã de hoje, 21, a Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado, com o fim do recesso forense na Justiça do Maranhão, esteve no Fórum Desembargador Sarney Costa recebendo e conversando com advogadas e advogados que militam no Fórum como forma de aprimorar e criar novas ferramentas de defesa das prerrogativas da classe.

“O objetivo maior dessa ação, logo agora na volta do recesso jurídico, foi ouvir os colegas para que eles passem para nós a percepção que têm a respeito da defesa de suas prerrogativas, as demandas que possuem e o que sugerem que possa ser feito pela Comissão em sua defesa”, explicou o presidente da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativa dos Advogados, Everardo Júnior.

Na oportunidade, foram ouvidos cerca de 40 profissionais que transitavam pelo Fórum ou estavam pelas Salas da Advocacia da OAB Maranhão. “Convidamos os colegas a responderem a alguns questionamentos como forma de sentir o que a advocacia está precisando, e assim, desenvolvermos novos instrumentos de trabalho para a defesa de suas prerrogativas e também traçar as demandas da Comissão para o ano 2020”, reiterou Everardo Júnior.

Desde o ano passado, a Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB Maranhão atua em um sistema de Plantão no Fórum de São Luís, de segunda à sexta, das 08h às 12h, na Sala do Advogado localizada no piso 1 do Fórum de São Luís.

“Temos na defesa das prerrogativas da classe uma de nossas principais diretrizes de gestão. Para tanto, fortalecemos ainda mais o nosso sistema de prerrogativas com a criação do Núcleo Estadual de Defesa das Prerrogativas e a Procuradoria Geral das Prerrogativas, que juntamente com a Comissão têm fornecido toda a infraestrutura necessária para que o advogado maranhense se sinta protegido. O Plantão no Fórum, iniciado ano passado, vem somar com toda essa estrutura que disponibilizamos desde o nosso primeiro mandato para assegurar que advogado e advogada maranhense possa exercer o seu mister da melhor maneira possível”, destacou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

A pesquisa seguirá sendo aplicada ao longo da semana na Justiça Federal e Trabalhista para que mais advogadas e advogados possam participar e contribuir para a melhoria e fortalecimento do sistema de prerrogativa da Seccional Maranhense da Ordem.

Participaram da ação além do presidente da Comissão, Everardo Júnior, o Secretário da Comissão, Antônio José Pinto, o Coordenador de plantões Benones Araújo, os advogados e membros da Comissão Carlos Zelvane, Thiago Motta, Marcos Brito, Ricardo batalha, Frederico Duailibe e a advogada Margareth Almeida.