02 Outubro - 2019

EM MAIS UMA EDIÇÃO DO PROJETO EDUCANDO NA CIDADANIA, OAB MARANHÃO ABORDOU O RACISMO EM RODA DE CONVERSA COM ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

Em mais uma ação que ressalta a responsabilidade e o compromisso social junto à sociedade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão (OAB/MA), a Comissão de Defesa da Educação, participou, na ultima terça-feira (01), do “Projeto Educando na Cidadania”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, através da Superintendência da Área de Educação de Jovens e Adultos (Saeja).

A OAB/MA foi representada pelas advogadas e membro da Comissão, Vanise Pinheiro Rodrigues e Mayronilde Gonçalves Medeiro Pereira, que realizaram uma roda de conversa com os alunos da UEB Luís Viana pautando o assunto Racismo. Pela Superintendência da Área de Educação de Jovens e Adultos (Saeja) estava a professora Maria Neusa Lima Marques.

A advogada Vanise Rodrigues fez uma abordagem dialógica que envolveu os alunos e os deixou reflexivos para exercer, de forma ciente e tolerante, o respeito e a empatia em relação aos colegas de turmas, professores e familiares. “O ponto chave para o desenvolvimento reflexivo e a busca pelo desaparecimento das desigualdades sociais é por meio da educação. Desta forma, o Projeto Educando na Cidadania possibilita momento como este para formar cidadãos que tenham a ciência de que são sujeitos de direitos e deveres. Tendo isso em vista, cremos que somente pela educação que alcançaremos este objetivo geral e coletivo, de justiça ampla e a formação de cidadãos conscientes da sua cidadania”, declarou Vanise Pinheiro.

O presidente da Comissão de Defesa da Educação da OAB/MA, Gustavo Mamede, destaca a relevância desta atividade para aproximação da Ordem às instituições escolares. “Haja vista o papel social que a OAB/MA exerce, esta ação serve para nos aproximarmos mais da comunidade escolar e dos estudantes. Bem como, contribuir para o desenvolvimento de uma visão mais crítica destes estudantes. Desse modo, parabenizo toda a Comissão de Defesa da Educação e agradeço às colegas que se disponibilizaram a levar saber aos estudantes do EJA. Vamos juntos, levando a OAB/MA a cada dia mais próxima da sociedade civil Maranhense”, ratificou.

O Projeto Educando na Cidadania tem a proposta formar de cidadãos conscientes, por meio de informação e orientação jurídica aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa maneira, a OAB/MA a serviço das comunidades escolares, com experiências que enriquecem a práxis pedagógica e jurídica.