11 Setembro - 2019

DIVERSAS COMISSÕES DA OAB MARANHÃO SE UNEM E PROMOVEM O I FÓRUM DE COMBATE E PREVENÇÃO À DEPRESSÃO

Em uma iniciativa inédita, sete comissões da OAB Maranhão, com o apoio da Coordenadoria das Comissões, somaram forças e desenvolveram um projeto conjunto e multidisciplinar que tem por objetivo trazer mais informações para a população e para a advocacia sobre como proceder diante da depressão, observando as ações previstas para o mês do “Setembro Amarelo”, ocasião em que há discussões mundiais sobre as formas de combate à depressão e doenças mentais e a prevenção do suicídio, com enfoque, principalmente, nas dificuldades do exercício da advocacia e seus reflexos na qualidade de vida das advogadas e advogados, além de diversas questões jurídicas relacionadas ao tema.

Assim, as Comissões de Direito Digital, de Direito a Saúde, de Direito Militar, de Direito das Famílias, de Defesa da Criança e do Adolescente, de Assistência e Defesa das Prerrogativas e de Direito Previdenciário, em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA) e com a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, promoverão no próximo dia 24 de setembro, a partir das 15h, no auditório da OAB Maranhão, o I Fórum de Combate e Prevenção à Depressão da OAB/MA.

A Palestra Magna do evento será proferida pelo Dr. Bruno Palhano, com o tema “Como identificar e tratar os principais tipos de depressão”. Em seguida, cada uma das Comissões tratará de um tema específico de sua área como: “A relação da depressão na Advocacia” com Fernanda Mendonça, vice-presidente da Comissão de Direito à Saúde e Valéria Cardoso, coordenadora estadual da Comissão de Assistência, Defesa e  Prerrogativas; "Setembro Amarelo de Valorização à Vida - A Importância de Trabalhos Voluntários e Terapias Integrativas” com a presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, Najla Buhatem Maluf, e Ruy Ribeiro Moraes Cruz, psicólogo e assessor da SES para humanização da Política de Prevenção à Automutilação e Suicídio; “Ansiedade e depressão; facilitadores do suicídio no militarismo” com a Capitã da PM Nathália Batista da Silva, pela Comissão de Direito Militar; “A Família e seu Papel na Gênese e no Tratamento do Paciente com Depressão” pela Comissão de Direito das Famílias com a psicóloga Maria Arlinda Freitas; “Doenças mentais: Benefícios do INSS” com Cláudio Estevão Lira Mendes Filho, secretário geral da Comissão de Direito Previdenciário; “A depressão nos casos de Alienação Parental, Abandono Afetivo e Suicídio na Adolescência” pela Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente com as psicólogas Elane Galvão e Ester Santana; e “A relação da depressão e suicídio com as redes sociais”, com a psicóloga Sandra Ory e Dyego Moraes, presidente da Comissão de Direito Digital.

Por meio dos temas mencionados, o Fórum trará à baila assuntos atuais relacionados à depressão, principalmente nos casos ligados aos profissionais em advocacia, tema que está em voga e que é de conhecimento geral da classe, porém não possui tamanha visibilidade e não vendo sendo tratado com a importância que é devida, assim como muitos não conhecem a forma de tratamento e os seus direitos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Escola Superior da Advocacia. São gratuitas para advogados e estagiários adimplentes com a Seccional (vinculadas à doação de 2kg de alimentos não perecíveis a serem entregues no dia do evento). Para estudantes e outros profissionais será cobrado os valores de R$ 20,00 e R$ 40,00 respectivamente. Os participantes receberão certificado de 10h.

Serviço:
O quê: I Fórum de Combate e Prevenção à Depressão da OAB/MA
Quando: 24 de setembro
Local: Auditório da OAB Maranhão
Inscrições: Site da Escola Superior da Advocacia
Certificado: 10h/aulas
Realização: Comissões de Direito Digital, de Direito a Saúde, de Direito Militar, de Direito das Famílias, de Defesa da Criança e do Adolescente, de Assistência e Defesa das Prerrogativas e de Direito Previdenciário.
Apoio: Escola Superior da Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.