27 Agosto - 2019

DIRETORIA DA OAB MARANHÃO DÁ POSSE A DIRETORES E MEMBROS DO CEJA E DO CIJA

Em mais uma ação de fortalecimento à jovem advocacia maranhense, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), realizou, na noite de ontem (26), no Plenário Hernan Assis Baeta, a instalação do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA) e do Centro de Integração da Jovem Advocacia (CIJA).

Na oportunidade, tomaram posse as jovens advogadas Mariana Berredo, como presidente do CEJA, Amanda Glauca, como vice-presidente, e Natália Reis de Sales, como secretária, além de 37 membros. O Conselho irá, entre outras atribuições, deliberar sobre as demandas dos jovens advogados maranhenses para propor ações afirmativas à diretoria da OAB/MA.

Em seu discurso de posse, a presidente do CEJA, Mariana Berredo, agradeceu ao presidente Thiago Diaz pela oportunidade e pelo respeito à jovem advocacia. “Gostaria de agradecer ao presidente Thiago Diaz por todo trabalho de valorização e respeito conosco, jovens advogadas e advogados, e, principalmente, respeito à honra da mulher, pois a diretoria do CEJA é 100% feminina. Nessa Casa, a advocacia tem vez, voz e acento.  Por isso, nós, jovens advogadas e advogados, temos realizado diversos projetos e faremos muito mais se trabalharmos como família”, destacou.

Para o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Maranhão, Dihones Muniz, a Seccional da Ordem está sempre à frente das demais por criar um ambiente favorável e acolhedor ao jovem profissional. “Como sempre, a OAB Maranhão é bastante acolhedora, criando formas de incluir o jovem advogado. Este, com certeza, é um momento histórico, em que se inicia uma nova página com a representação dentro do Conselho Seccional, instalação do CIJA e interiorização das ações e projetos para a jovem advocacia do estado”, ressaltou.

Na mesma solenidade, foi empossada a diretoria do Centro de Integração da Jovem Advocacia do Maranhão, que tem como uma de suas diretrizes o desenvolvimento de políticas voltadas à inclusão e permanência do jovem advogado no mercado de trabalho, além de fomentar o empreendedorismo entre eles. Foi empossada como presidente do CIJA a advogada Leda Raquel.

A solenidade contou ainda com uma homenagem especial à advogada Camilla Cadilhe, idealizadora do CIJA, e que foi nomeada presidente de honra do Centro. Em seu discurso, Camilla agradeceu e explicou o principal objetivo do Centro de Integração da Jovem Advocacia. “A ideia principal é justamente fomentar o empreendedorismo na jovem advocacia, e garantir, por meio de cursos de gestão, planejamento de carreira e planejamento pessoal, o suporte que lhe assegurará sucesso, ou, no mínimo, dará um norte em seu início de carreira”, afirmou.

“Entendemos que ninguém melhor do que as jovens advogadas e advogados desse Estado para falar sobre os seus anseios, as dificuldades e elaborar propostas. Por isso, buscamos sempre criar um ambiente favorável e de respeito aos novos profissionais com medidas que favoreçam e fortaleçam sua entrada e permanência no mercado de trabalho”, destacou o presidente da OAB Maranhão Thiago Diaz.

Thiago Diaz também ressaltou que o CEJA e o CIJA se unirão às ações afirmativas já desenvolvidas na gestão da OAB/MA em favor do jovem profissional. “A OAB Maranhão está na vanguarda ao lançar o Centro de Integração da Jovem Advocacia, que unido ao Conselho Estadual da Jovem Advocacia e às diversas ações desenvolvidas pela CJA, contribuem para a valorização desses profissionais, sobretudo no que diz respeito à entrada deles no mercado de trabalho e à garantia de suas prerrogativas”, finalizou.

A solenidade de posse das diretorias do CEJA e do CIJA foi prestigiada pela Secretária Geral da OAB Maranhão, Ananda Farias, pelo Diretor Tesoureiro, Kaio Saraiva, pela vice-diretora da ESA, Lilianne Furtado, e diversas advogadas e advogados de São Luís e de diversas Subseções da OAB/MA.