04 Outubro - 2019

DEBATE E ARGUMENTAÇÃO FORENSE DIGITAL SÃO PAUTA DE WORKSHOP NA OAB MARANHÃO

Nesta quinta-feira, 03, a OAB Maranhão, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e das Comissões de Direito Digital e de Segurança Pública, promoveu o Workshop Debate e Argumentação Forense Digital, na sala da ESA, com o objetivo foi disseminar o conhecimento sobre a perícia forense na área digital, traçando um panorama geral sobre os crimes dessa natureza no Maranhão e as atualizações nas áreas do Direito relacionadas com os crimes informáticos.

A programação contou com as palestras: ‘O impacto dos crimes informáticos no Brasil’, ministrada por Andréa Carvalho; ‘A investigação na perícia informática forense’, por Ismael Júnior; ‘A repressão aos crimes informáticos’, por Odilardo Muniz; e ‘A prova digital no processo judicial’, por Dyego Moraes.

Para a professora Andréa Carvalho, eventos como esse são importantes para alertar as pessoas e profissionais do Direito sobre como esses crimes estão se materializando. “Nós levaremos esse evento a várias capitais com o objetivo de prevenir, alertar as pessoas para não se exporem nas redes sociais. O nosso intuito é trazer ao público a prática relacionada a esse cenário, visto que os cursos de Direito já abordam as teorias”, destacou Andréa.

O perito forense, Ismael Júnior, foi um dos palestrantes e falou um pouco sobre a atuação da perícia nessa nova perspectiva. “A nossa participação será no sentido de mostrar como os profissionais atuam na área computacional, ressaltando de que forma o crime acontece desde a coleta das provas até a entrega do laudo”, disse Ismael.

O participante Lucas Lago, que atua na área de Direito Penal, concluiu que o evento foi muito produtivo. “Esse tema é bastante interessante e está relacionado diretamente com a área penal. Por isso, temos que estar sempre atualizados sobre os desdobramentos dessa legislação e de que forma ela pode interferir em outras áreas do Direito”, reforçou Lucas.

O objetivo da Comissão de Direito Digital é promover frequentemente discussões atuais e importantes como essa. “Fizemos uma parceria para trazer esse curso sobre Perícia Forense para o estado, um assunto bastante atual e relevante. A Comissão está sempre empenhada em promover a reciclagem de conhecimentos no intuito de informar e qualificar as pessoas e profissionais maranhenses”, detalhou o presidente da Comissão, Dyego Moraes.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.