16 Março - 2019

Conselheira Federal da OAB Maranhão, Karol Carvalho, é nomeada como Procuradora Nacional de Defesa das Prerrogativas da Advocacia

No Mês da Mulher, a advocacia maranhense conquistou mais uma importante vitória na defesa de suas prerrogativas. A nomeação da advogada e Conselheira Federal da OAB Maranhão, Ana Karolina de Carvalho Nunes, para o exercício do cargo de Procuradora Nacional de Defesa das Prerrogativas para o triênio 2019/2021, pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Felipe Santa Cruz.

A divulgação foi feita pelo presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, durante solenidade de compromisso de 81 novos advogados para um público de mais de 300 pessoas que lotavam o auditório da Seccional. “É como muita satisfação que quero anunciar aqui para todos vocês que o Maranhão mais uma vez ficará à frente da Procuradoria Nacional das Prerrogativas. A pessoa escolhida para o cargo foi a Conselheira Federal Karol Carvalho que tenho certeza fará um brilhante trabalho, tal qual foi o desenvolvido à frente do Núcleo Estadual de Defesa das Prerrogativas desta Seccional. Um justo reconhecimento ao seu trabalho e à força da advogada no Mês da Mulher”, revelou.

Com a nomeação de Ana Karolina de Carvalho Nunes para o cargo é a primeira vez que uma mulher ficará à frente da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas dos Advogados. Karol Carvalho traz consigo o sangue da mulher paraense e a força e determinação da advogada maranhense. Foram nomeados no mesmo dia, o advogado Bruno Dias Cândido (MG), como procurador Nacional Adjunto, e Adriane Cristine Cabral Magalhães (AM), como procuradora Nacional Adjunta.

“Agradecer ao presidente Thiago Diaz pela confiança no meu potencial. A princípio ele me deu liberdade para atuar com respeito e destemor na comissão de Política Criminal e Penitenciária, bem como acreditou que eu seria capaz de coordenar o Núcleo de Prerrogativas do nosso Estado, me permitindo fazer o que sei melhor que é trabalhar em prol do meu próximo, da minha classe e em benefício de toda sociedade. Essa nomeação é um reconhecimento a todo o trabalho que nós fizemos nos três anos”, observou a Procuradora Nacional das Prerrogativas, Karol Carvalho.

Surpresa e muito feliz com sua nomeação, Karol Carvalho destacou ainda que dará o melhor de si à frente da Procuradoria. “Acreditaram em mim como uma boa opção para o Conselho Federal e agora me oportunizaram um novo desafio. Ser a primeira mulher a coordenar os trabalhos da Procuradoria Nacional. Aceito de bom grado e prometo a todos os advogados desse país que farei o melhor por todos nós na defesa de nossas prerrogativas”, finalizou.

Desde que assumiu a OAB Maranhão em 2016, a defesa das prerrogativas tem sido uma das diretrizes da gestão Thiago Diaz que tem atuado, desde então, para fortalecer e ampliar ainda mais os trabalhos que garantem o pleno exercício da advocacia no Estado. Isso ficou consolidado com a criação do Núcleo do Sistema Seccional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia que congrega a Procuradoria Estadual de Defesa das Prerrogativas e a Comissão de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, presidido à época por Ana Karolina.

Sobre a Procuradoria

A Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, órgão criado em 2 de fevereiro de 2013 pela Resolução n.º 01/2013 do Conselho Federal da OAB, tem por finalidade a defesa da dignidade e a valorização do exercício da advocacia. Atua conjuntamente com a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia e, em regime de cooperação, com as Procuradorias Regionais, Comissões Estaduais, e com os Conselhos Seccionais, ao dar ênfase à indispensabilidade do advogado na administração da justiça, cuja previsão consta do artigo 133 da Constituição Federal.

Entre os vários trabalhos desenvolvidos estão a realização de Caravanas de Prerrogativas, que tem o objetivo de efetuar a prevenção e o combate à violação das prerrogativas dos advogados de todo o país.

Sobre a Procuradora Nacional de Defesa das Prerrogativas

Advogada criminal, especialista em Direito do Estado (Ananguera/MG); Sistema Prisional, Direitos Humanos e Medidas Sócio Educativas (IELF/MA), foi professora de relacionamento interpessoal e ética no curso de capacitação para os auxiliares prisionais de 2014/2015, Coordenou o Núcleo Estadual de Assistência e Defesa das Prerrogativas OAB/MA, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal, representante da ONG “O TAMO JUNTAS” da Bahia, no Maranhão, atualmente ocupa o cargo de Conselheira Federal titular no triênio 2019/2022.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.