17 Julho - 2017

Comissões da OAB emitem nota conjunta sobre violência rural no Pará

A Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB e as Comissões de Direitos Humanos das Seccionais da OAB emitiram nota conjunta na qual manifestam preocupação com a questão da escalada da violência no campo que assola o Estado do Pará.

Destaque-se que na última reunião da Com Nac de Direitos Humanos da OAB foi criado um Grupo de Trabalho de Combate à Violência Contra Camponeses. A sugestão de criação do GT partiu da Comissão de Direitos Humanos da OAB MA e foi aprovada por unanimidade pelos representantes de Direitos Humanos de todas as Seccionais da OAB no pais. O Grupo pretende realizar sua primeira atuação conjunta no Estado do Pará. Uma agenda para o Maranhão será construída, por também ser um Estado com histórico de violência contra lideranças camponesas.

Confira na íntegra a Nota.

 

NOTA PÚBLICA

Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB

Comissões de Direitos Humanos das Seccionais da OAB

A Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e as Comissões de Direitos Humanos das Seccionais da OAB abaixo listadas vêm a público manifestar sua preocupação com a situação de extrema violência no campo no Estado do Pará bem como declarar integral apoio às Comissões de Direitos Humanos e de Direito Agrário da OAB - Seccional Pará em sua atuação em prol dos direitos fundamentais das comunidades camponesas.

O contexto de violência no campo se agrava no Pará e em todo o país diante da severa redução das políticas públicas de regularização fundiária em prol de trabalhadores rurais e povos e comunidades tradicionais.

A chacina de 10 trabalhadores rurais ocorrida em Pau D’Arco (25/05) e o recente assassinato de Rosenilton Pereira de Almeida, em Rio Maria (07/07), demonstram a necessidade de atuação rigorosa tanto na punição dos responsáveis pelo massacre como para proteção dos defensores de direitos humanos e prevenção de novos ataques contra lideranças.

Corroboramos a manifestação das Comissões de Direitos Humanos e de Direito Agrário da OAB Pará sobre a necessidade de o Governo do Estado do Pará dar efetividade à Lei Estadual 8.444/2016 - que instituiu o Programa Estadual de Proteção a Defensores de Direitos Humanos -, tendo em vista o histórico trágico de lideranças camponesas assassinadas e ameaçadas de morte naquele Estado.

Afirmamos nosso compromisso de conjugar esforços para cobrar ações efetivas do Estado Brasileiro quanto aos direitos fundamentais dos camponeses.

Assinam a presente Nota Pública:

Everaldo Patriota

Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB

 

Isabela Fernandes

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB AC

 

Ricardo Soares Moraes

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB AL

 

Epitácio da Silva Almeida

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB AM

 

Eduardo Rodrigues de Souza

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB BA

 

Deodato José Ramalho Neto

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB CE

 

Daniel Muniz da Silva

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB DF

 

Rafael Silva

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB MA

 

Christopher Pinho Ferro Scapinelli

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB MS

 

Wigne Nadjare V. da Silva

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB PB

 

Marcelo Mascarenha

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB PI

 

Alexandre Salomão

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB PR

 

Marcelo Chalreo

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB RJ

 

Ezequiel Roque do Espírito Santo

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB RO

 

Hélio Abozaglo Elias

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB RR

 

Neusa Bastos

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB RS

 

Martim Sampaio

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP

 

Nayara Gallieta Borges

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB TO

 

 

 

 

 

CAMPEONATO DE FUTEBOL DA CAAMA E OAB/MA PROMOVE INTEGRAÇÃO COM A CLASSE

 

As partidas são realizadas sempre nas manhãs de sábado, no Sesi Araçagy

 

O VIII Campeonato de Futebol dos Advogados e Advogadas do Maranhão da OAB-MA e CAAMA está animado e com as disputas acirradas, sendo também um momento de integração da classe advocatícia. As partidas acontecem todos os sábados, no Sesi Araçagy.

 

Os times seguem avançando as rodadas, cada um com sua peculiaridade. O time Alvará, por exemplo, reúne profissionais atuantes nos municípios da Subseção de Presidente Dutra. O conselheiro estatual Fillipy Andrade é técnico do time e lidera os jogadores com uma formação curiosa: 80% do time é composto por advogados do interior do estado.

 

“Quando a CAAMA e OAB/MA anunciaram a criação do campeonato, eu e alguns amigos queríamos participar, e quando o campeonato começa, viajamos uns 400 km para participar.  Nossa relação com o Alvará é de muito compromisso pra fazer time conseguir o título e de muita confiança, amizade, união e parceria com os jogadores", contou Fillipy Andrade.

 

Originários de Fortuna, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú, Dom Pedro e Tuntum, os treinos são feitos de forma individual, com os atletas jogando em seu município de origem.

 

As partidas reúnem, além de inúmeros advogados, mas também amigos e familiares, que vão torcer e se confraternizarem, gerando um clima de amizade e descontração, momento de lazer e relaxamento, tornando-se um diferencial no dia a dia da advocacia.

 

No ano passado, o Alvará ficou colocado nas quartas de finais e nesta edição do campeonato, trouxe novas estratégias, garantem que estão mais fortes e com muita determinação para buscar o 1º lugar.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.