12 Julho - 2018

COMISSÃO DE PRERROGATIVAS DA OAB/MA GARANTE ACESSO DE ADVOGADO A AUTOS DE INQUÉRITO NA POLÍCIA FEDERAL

A OAB Maranhão segue firme na defesa das prerrogativas dos advogados maranhenses. Na manhã de hoje, 12/07, a Comissão de Prerrogativas da OAB Maranhão foi acionada pelo advogado Edson Barros, que estava sendo impedido de acessar os autos de um inquérito em que atua na Polícia Federal. A atuação da comissão de prerrogativas contou com o apoio do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, na pessoa da sua secretária geral, Cristiane Ribeiro.

“A comissão foi acionada pelo advogado Edson Barros, que alegava estar sendo impedido de ter acesso aos autos de um inquérito na sede Polícia Federal. Prontamente nos deslocamos para atender o colega e em conversa com o delegado Natan Vasconcelos garantimos o pleno exercício de seu ofício”, explicou o presidente da Comissão de Assistência e Defesa das Prerrogativas da OAB/MA, Gustavo Carvalho.

Ao chegar à sede da Polícia Federal, os membros da OAB Maranhão constataram que o impedimento se dava pelo fato de o delegado responsável pelo inquérito estar em operação naquele momento. Situação que foi contornada por meio do diálogo com o delegado, sempre com respeito e urbanidade entre as instituições, o que garantiu o acesso do advogado aos autos. “Essa foi uma ação conjunta das Prerrogativas com o TED, e que garantiu o livre exercício da advocacia. Agradeço aqui o apoio da colega Cristiane Ribeiro nessa diligência, representando nosso Tribunal de Ética”, finalizou o presidente Gustavo Carvalho.

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Maranhão, o presidente da Comissão de Prerrogativas colocou a OAB/MA à disposição em relação às questões inerentes ao desenvolvimento do trabalho dos advogados na PF.

É por meio de um trabalho que tem por base o respeito e que prioriza a independência e autonomia entre as demais instituições jurídicas do Estado, que a Ordem dos Advogados do Brasil tem atuado em diversas frentes e garantido a ampla defesa das prerrogativas do profissional em advocacia do Maranhão.