08 Junho - 2018

COMISSÃO DE POLÍTICA CRIMINAL E PENITENCIÁRIA DA OAB MARANHÃO APRESENTA UNIDADE PRISIONAL DE SÃO LUÍS AO CONSELHEIRO ESTADUAL DA OAB/DF

De passagem por São Luís, o Conselheiro Estadual e presidente da Comissão voltada para o Sistema Prisional do Distrito Federal, Alexandre Queiroz, foi convidado na tarde de ontem, 07/06, pela Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão a conhecer o Complexo São Luís, em Pedrinhas, e todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Seccional Maranhense da Ordem no sistema.

“É sempre uma boa oportunidade de apresentarmos aos colegas de outros estados os trabalhos que estão sendo desenvolvidos aqui no Maranhão e também de nossa Comissão, dentro do nosso sistema prisional. Por isso, convidamos o Conselheiro Estadual da OAB/DF, a conhecer as instalações e projetos desenvolvidos dentro da UPR São Luís”, explicou a presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão, Ana Karolina de Carvalho Nunes.

Na oportunidade, Alexandre Queiroz foi apresentado, pela presidente da Comissão de Política Criminal do Maranhão, Ana Karolina, aos procedimentos e normas de segurança adotados na UPR São Luís, identificação, primeira vistoria no scanner e body scanner, que têm garantido o máximo de seguranças tanto para os internos, quanto para os trabalhadores do sistema e para o advogado criminalista que atua no sistema prisional.

Foram apresentados a Sala do Advogado dentro do Sistema, o parlatório, que garante segurança para a advocacia, e a Sala de Estado Maior na UPR4, todas conquistas da atual gestão, por meio da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão. O Conselheiro Estadual da OAB/DF parabenizou a Comissão pelo trabalho. “Vocês estão de parabéns por esse trabalho junto ao sistema prisional. A atuação da Comissão junto ao sistema prisional é essencial na garantia do trabalho do advogado criminalista”, avaliou Alexandre Queiroz.

Ana Karolina de Carvalho Nunes relatou ao presidente da Comissão voltada para o Sistema Prisional do Distrito Federal todos os trabalhos que são desenvolvidos em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) como o “Visita Guiada”, que leva jovens advogados a conhecerem toda a infraestrutura física e de trabalho do Sistema.

“Acredito termos passado uma boa impressão do trabalho que desenvolvemos aqui no Estado, bem como do nosso sistema prisional. Temos que desmistificar a máxima de que o sistema prisional é um local totalmente insalubre. Quero agradecer também ao Secretário Murilo Andrade e toda a equipe que nos escoltou ao longo dessa visita”, finalizou Ana Karolina.

Acompanharam a comitiva da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB Maranhão, além da presidente Ana Karolina, a advogada Patrícia Santiago, e o advogado Ismael Veras, ambos membros da Comissão. A Comitiva da OAB Maranhão foi guiada pelo Complexo pelos assessores de segurança Willber Bruno Souza Morais e Cláudio Márcio Teixeira Guimarães, além da escolta policial.