27 Setembro - 2018

COMISSÃO DE DEFESA DAS PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS DA OAB MARANHÃO FAZ DILIGÊNCIA PELA COMARCA DE ALCÂNTARA

Dando continuidade ao trabalho de acompanhamento do atendimento aos advogados e ao respeito às prerrogativas da classe nas comarcas do Maranhão, é que na manhã de ontem, 26/09, a Comissão de Assistência e Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB Maranhão esteve diligenciando pela comarca de Alcântara.

Na oportunidade, a comitiva da OAB Maranhão, formada pelo presidente interino da Comissão de Prerrogativas, Ricardo Castro, pelo Secretário-Adjunto, Leandro Amorim, e pela advogada militante na Comarca e membro da Comissão, Silvana Rubim, reuniu-se com o juiz da Comarca, Rodrigo Terças, para apresentar a Comissão e averiguar o relacionamento entre advogados e magistratura na Comarca.

“Percebemos que há uma boa relação entre advocacia e magistratura na Comarca de Alcântara, o que facilita o trabalho do advogado que milita nesta região. Por outro lado, percebemos também a falta de infraestrutura na Comarca, para dar maior celeridade ao julgamento dos processos. Elaboraremos um relatório, que será encaminhado ao presidente da OAB/MA, para que seja apresentado ao Corregedor Geral de Justiça do Estado, Desembargador Marcelo Carvalho, relatando essa situação”, destacou o presidente interino da Comissão de Assistência e Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Ricardo Castro.

Durante a reunião, o magistrado Rodrigo Terças apresentou as instalações da unidade jurisdicional à comitiva da OAB, bem como destacou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para dar maior celeridade ao julgamento dos processos. “É uma comarca que está em fase de saneamento de seus processos. Esperamos que até o fim do ano que vem ela esteja toda saneada, mesmo diante da realidade em que vivemos, com a redução no nosso quadro de servidores”, explicou o juiz Rodrigo Terças.

Além da falta de pessoal no quadro juizado de Alcântara, a advocacia militante na região sofre ainda com a não implantação do PJe na comarca. “Seria de grande importância para nós, advogados que militamos em Alcântara, a implantação do Sistema PJe, o que facilitaria bastante o peticionamento virtual, pois nos pouparia o deslocamento até esta comarca, que é de difícil acesso”, explicou a advogada Silvana Rubim.

“Foi uma reunião muito proveitosa, onde pudemos apresentar o trabalho que a OAB vem desenvolvendo em defesa da advocacia, por meio da Comissão de Prerrogativas, ao magistrado responsável pela comarca, bem como conhecemos também o trabalho que o juiz Rodrigo Terças vem desenvolvendo na comarca de Alcântara”, avaliou o presidente interino da Comissão de Assistência e Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Ricardo Castro.

A Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB tratou ainda de um espaço a ser disponibilizado no Fórum, para instalação futura de uma Sala da OAB na Comarca.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.