07 Novembro - 2017

COMISSÃO DE AGRONEGÓCIO DA OAB/MA PARTICIPA DE AÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS NO INTERIOR DO MARANHÃO

A Comissão de Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA) acompanhou as atividades de combate a incêndios do Conselho Estadual de Monitoramento de Incêndios Florestais (CEMI) na região central do estado do Maranhão. O CIMI foi criado este ano por sugestão da Comissão da OAB/MA e tem atuado em diversos municípios. As ações do último trabalho foram concentradas nos municípios de Barra do Corda e Grajau.

Como resultado de reuniões e negociações, o CEMI solicitou que o exército enviasse um contingente a região central do Maranhão. O trabalho foi desenvolvido nas unidades de conservação e áreas indígenas. Para reforçar as ações, cerca de 60 militares do exército, 14(quatorze) viaturas, 01(um) ônibus e 01(uma) ambulância participaram dos trabalhos.

Acordo de Cooperação Técnica

Em agosto foi firmado um acordo cooperação técnica para a criação do Conselho Estadual de Monitoramento de Incêndios (CEMI). São quase dez instituições, que juntas, atuarão de maneira mais participativa e integrada no sentido de aumentar a efetividade do monitoramento de incêndios no Estado do Maranhão.

A inciativa para a instalação do CEMI é da Comissão de OAB/MA, por intermédio da Comissão de Agronegócios da Seccional e da OAB Imperatriz. Os parceiros do Acordo de Cooperação Técnica são: Polícia Militar; Bombeiro Militar; Exército Brasileiro; Polícia Militar / Imperatriz; SEMMAM /Imperatriz; Ministério Público Federal; Associação Comercial e Industrial de Imperatriz/MA; Suzano Papel e Celulose; Defesa Civil / Imperatriz.

O Conselho tem como objetivos também possibilitar que qualquer membro possa comunicar, fotografar, filmar, enviar localização por GPS, informar por mensagem de texto ou por rádio frequência o início de um incêndio ou preparativos para uma futura, bem como sua localização precisa, que será transformada em informação e transmitida automaticamente para todos envolvidos, em especial os órgãos públicos e para a comunidade em tempo real; “intensificar as sugestões de melhorias do monitoramento de incêndios; tornar mais efetivas as medidas de cooperação dos sistemas de monitoramento de incêndios dos participantes entre outras ações são também objetivos do CEMI entre outras ações.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.