08 Março - 2019

Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA realizará eventos para homenagear as mulheres durante o mês de março

Questões de direitos, garantias, gênero e igualdade social estarão em foco na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), ao longo de março, durante uma série de encontros que serão realizados no movimento que traz como temática “Mês da Mulher e da Advogada”. A ação é promovida pela Ordem e pela Comissão da Mulher e da Advogada, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, realizado nesta sexta-feira (8). 

 

A presidente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA, Vivian Bauer, fala do momento oportuno para se tratar temas tão relevantes para o gênero feminino e para toda a sociedade. “Elaboramos essa programação que homenageia a mulher com a participação de representantes de diversos setores da sociedade, assim como participação da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, onde estão agregando e colaborando com esta homenagem que realizaremos em todo mês de março. Trabalhamos para entregar a melhor programação possível porque a nossa preocupação é com a mulher de forma geral”, comentou.

 

Outro objetivo da comissão é fortalecer o intercâmbio da seccional com as comissões do interior. Por isso, a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada também vem trabalhando para desenvolver os projetos que alcancem as subseções do interior do Maranhão.

 

Quem também contribui no processo de elaboração da programação é a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), por meio da vice-presidente, Cristiane Ribeiro, que também integra a Comissão da Mulher e da Advogada.  “A CAAMA vem realizando ações não só para advogada, mas para toda a sociedade junto à OAB, que também  tem prestado um serviço relevante. Realizamos um planejamento para delinear todas as ações  que serão desenvolvidas pela CAAMA, voltado ao mês da Mulher. Mês importante nas conquistas dos direitos e defesa da mulher.  Estamos com várias organizações e movimentos feministas nesta frente de defesa”, explicou.

 

Dentre as diversas ações, a OAB/MA apoia também o Projeto Rumbora se Amostrar: Levantamento de Indicadores sobre o uso da Bicicleta em São Luís e Grande Ilha, uma Campanha de iniciativa da Sociedade Civil Organizada e idealizada pelos Coletivos Pedal das Minas SLZ e Reocupa, o projeto tem apoio do Fundo Socioambiental Casa. O projeto tem por finalidade conhecer o Perfil do ciclista de São Luís e Grande Ilha e a demanda potencial de mulheres.  “Nós pretendemos a partir desses dados inserir e incidir ativamente na política pública de mobilidade urbana”, conta a advogada, Marcella Medeiros, uma das coordenadoras do projeto.

 

A campanha de coleta de dados por meio das pesquisas pretende, a partir das informações compiladas, fomentar e requerer a criação de políticas que promovam o uso da bicicleta nas Cidades, incentivando o Transporte Ativo, em especial a mobilidade por bicicleta, conforme preconiza o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, Lei 12.587/2012.

 

A Pesquisa de Perfil da Ciclista, apresenta ainda o recorte de gênero, com questionário direcionado às mulheres, compreendendo que elas acessam e se deslocam pelas cidades de uma forma singular e com desafios específicos. O acesso à pesquisa é realizado neste link :

http://rumboraseamostrar.com.br/index.php/746146?lang=pt-BR

 

As informações coletadas na pesquisa estarão com a sua privacidade resguardada, não sendo utilizadas para outros fins. Caso queira acompanhar os desdobramentos do Projeto, deverão informar ao final do questionário seu contato de e-mail.

 

O Projeto Rumbora se Amostrar, desenvolverá ainda ações de combate ao Assédio contra a mulher e integrará esta ação a Comissão da Mulher e da Advogada, Comissão de Direitos Humanos além de outros parceiros. A proposta é chamar atenção para os casos de Assédio nas cidades e combater a naturalização desse tipo de violência, reforçando a importância da denúncia, ligando para o 190 para chamar a Polícia Militar ou 180 para a Central de Atendimento à Mulher.

 

 

 

Mais campanha

 

A OAB/MA lançará também a Campanha “Toda Mulher é Uma Heroína”, idealizada pela advogada que integra a Comissão da Mulher e da Advogada, Cássia Sousa. O objetivo da campanha é que as mulheres da sociedade possam expressar suas conquistas, sejam elas em qualquer esfera.  “As mulheres já podem ir pensando na heroína que existe dentro delas e nos encaminhar vídeos falando dessas conquistas”, ressalta Vivian Bauer.

 

 

Programação de março

 

Ao longo de março, outros eventos farão parte do mês voltado à discussão de questões da mulher. Do dia 11 a 15 de março, ocorrerá a “Semana da Mulher com a CAAMA”, mais uma da série de evento que premia as mulheres. Nesse período, serão oferecidos profissionais da especialidade de nutrição, ginecologia, clínica geral e massagens faciais e corporais.

 

 

Agenda

   -Mês da mulher e da Advogada- 

 

Dia 08/03

  • 8h30 - Café da manhã das funcionárias da OAB/MA

 

  • 09h30- Caminhada no Fórum da Justiça Estadual de São Luís com membros da Comissão da Mulher em homenagem às mulheres advogadas;

-Lançamento da Campanha: "Mostre a Heroína que Existe em Você".

 

  • 14h- "Elas no Comando": Mesa de debates com a Comissão de Direito Militar.

 

  • 15h30- Caminhada com o "Fórum Maranhense de Mulheres", com concentração na Praça Joãozinho Trinta (Beira mar), contra a violência e feminicídio, a retirada de direitos e a reforma da previdência.

 

Dias 11 a 15/03:

-Semana da Mulher com a CAAMA 

-Nutricionista 

-Ginecologista

-Clínica Geral 

-Drenagem linfática 

- Sorteios de serviços especiais

 

Dia 13:

-Workshop: A Mulher Advogada na Mediação e Arbitragem após o ano de 2015.

Local: Sala da ESA

Horário: Das 19h às 21h

Palestrante: Dra. Iracema Iara 

C.H : 2h

 

Dia 16:

Curso de PJE para Mulheres 

Local: Sala da OAB do Fórum Desembargador  José Sarney

Horário: Das 14h às 16h 

Palestrante: Cristiane Ribeiro 

  1. H : 4h

 

Dia 20:

- Prática Trabalhista: Direitos da Mulher 

Local: Sala da ESA 

Horário: Das 19h às 22h

Palestrante: Prof. Adriana Mendonça 

C.H: 4h 

 

Dia 22: 

- Lei Maria da Penha e Peticionamento para as  Varas de Violência Doméstica e Familiar 

Local: Sala da ESA 

Horário: 19h às 22h

Palestrante: Dra. Larissa Tupinambá 

C.H: 4h

 

Dia 23

PJE para Mulheres 

Local: Sala da OAB do Fórum Desembargador Sarney Costa

Horário; 8h ao 12h

C H: 4h

 

Dia 26

INSS Digital Para Mulheres

Horário: 19h

C H: 4h

 

 

Dia 30:

Distribuição de lenços e kits de higiene no Hospital Aldenora Bello.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.