15 Julho - 2021

COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: OAB/MA PARTICIPA DE DEBATE PARA ENFRENTAMENTO AOS ATAQUES CRIMINOSOS A CASAS DE TERREIROS, EM SÃO LUÍS

Em resposta aos recentes atos de intolerância religiosa cometidos em locais de culto das religiões de Matrizes Africana de São Luís, a OAB Maranhão, por meio da sua Comissão da Liberdade Religiosa, reuniu-se com diversos representantes de instituições que combatem a intolerância e defendem os direitos humanos. O encontro aconteceu na tarde da última quarta-feira, 14 de julho, no Palácio dos Leões.

Ao longo da reunião, foi debatido como deverá acontecer o enfrentamento a esses ataques, principalmente com o apoio, representação e posicionamento das autoridades públicas.

“Os representantes exigiram posicionamento das autoridades públicas em relação a apuração dos crimes e punição dos responsáveis. A Comissão de Liberdade Religiosa da OAB Maranhão esteve presente, pois acompanha e dá assistência aos líderes religiosos”, destacou a presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, Alda Fernanda Bayma, que falou ainda sobre a importância da campanha Tolerância Começa em Casa, lançada no mês de junho pela Comissão e que segue a todo vapor.

Na oportunidade, as instituições enfatizaram que, em apenas dois meses, foram recebidas quatro denúncias de ataques a casas de culto afro e pessoas ligadas a religiões de matrizes africanas na Região Metropolitana de São Luís. Um dos mais recentes aconteceu no terreiro do pai Lindomar, situado no bairro Anjo da Guarda, onde uma pedra foi jogada no telhado do local. Segundo a vítima, desde o dia 13 de maio, a casa começou a ser apedrejada todos os dias em horários diferentes.

A Ordem Maranhense acompanha essas denúncias e atua junto a Delegacia de Combate à Intolerância Religiosa para que esses crimes sejam investigados e os responsáveis sejam punidos.

Além da OAB Maranhão, representada pela presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, Alda Fernanda Bayma, e os membros Graziella Bayma e Paulo de Jesus, estiveram presentes na reunião: representantes do Governo do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.