18 Abril - 2017

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PROMOVE SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AOS 85 ANOS DA OAB-MA

Nesta quarta-feira, 19/04, a Assembleia Legislativa do Maranhão realiza uma sessão especial, às 11h, para marcar a passagem dos 85 anos de criação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão. A homenagem foi proposta pelo deputado Eduardo Braide e aprovada por unanimidade.

“Ao longo desses 85 anos de atividade, como sua própria história demonstra, a OAB/MA não mediu esforços na defesa das questões mais importantes para as quais foi acionada, sobretudo, nas causas inerentes à defesa dos advogados e da sociedade o que a tem credenciado como a mais atuante e respeitada entidade da sociedade civil. Tudo isso, por conta do abnegado trabalho de advogados como estes, a quem hoje prestamos esta justa e singela homenagem”, disse o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

“Como advogado que sou e por ter participado de decisões importantes para o Estado, quero parabenizar o trabalho que a OAB-MA vem desempenhando ao longo desses 85 anos. Uma Casa sempre aberta para intermediar conflitos e defender o estado democrático de direito. Este ano, nós já tivemos a participação da OAB com relação aos professores do Estado, que já foram recebidos pelo atual presidente, Dr. Thiago Diaz. Na ocasião, em respeito aos professores estaduais, a OAB criou uma Comissão de Educação para cuidar do pleito dos educadores e de todos os assuntos da educação no Maranhão, a exemplo de como trata das questões do sistema prisional. Da mesma forma, tratou o caso do aumento do ICMS, questionando-o na Justiça", afirmou o advogado e deputado estadual, Eduardo Braide.

No último dia 04 de abril, o Conselho Seccional da OAB-MA e convidados, reuniram-se em noite memorável, marcada principalmente pela emoção. Os dez profissionais com inscrições mais antigas na Seccional Maranhense foram agraciados com uma placa comemorativa em alusão aos serviços prestados à sociedade ao defenderem as garantias e os direitos fundamentais de todos os cidadãos do Estado.

A solenidade, que contou também com a presença dos membros da atual diretoria, Conselheiros Estaduais e Federais e presidentes de diversas Comissões, prestou também homenagem aos integrantes vitalícios do Conselho Seccional.

Realizada no Hotel Luzeiros, a celebração foi organizada para um público de mais de 600 pessoas que lotaram seus auditórios, ocasião em que assistiram à exibição de um vídeo institucional que fez um resgate histórico da OAB/MA, com destaque às imagens de fotos antigas que reavivaram, no público presente, momentos épicos, históricos e atuais, desta que hoje se evidencia a cada dia, cada vez mais, como a Casa de Todos.

História

A OAB surgiu no Maranhão no dia 04 de abril de 1932,em um momento onde os Estados da Federação estavam governados por capitães e tenentes. Com o Estado sob o comando do capitão Serôa de Mota, um grupo de advogados, formado por João Hermógenes Matos, Benedito Barros e Luís Carvalho, formou o primeiro Conselho Provisório da OAB/MA.

Em 1º de setembro, o Conselho Seccional foi formado pelos advogados Luís Carvalho, Alcides Pereira, Crepory Franco, João Matos e Édson Brandão, sendo eleita, na mesma ocasião, a Diretoria, que ficou constituída por Alcides Pereira (Presidente), João Matos (Secretário-Geral) e Édson Brandão (Tesoureiro). Foi o surgimento da Seccional Maranhense da OAB.

A criação da OAB-MA tem relação intrínseca com a Faculdade de Direito e com a Academia Maranhense de Letras, ambas ascinstituições são originárias do mesmo projeto humanístico vinculado às profundas tradições culturais do nosso estado.

Atuação

Ao longo de 85 anos, a seccional maranhense tem atuado em prol da defesa do Estado Democrático de Direito, das liberdades democráticas e da Constituição Federal, assegurando acesso à Justiça pela sociedade e atuando também na melhoria do dia a dia do exercício da profissão.

Ao longo dessa história marcante, 21 presidentes serviram voluntariamente à Ordem dos Advogados (confira relação abaixo), alguns exercendo mais de um mandato, como os advogados Mário Macieira (de 2010 a 2015) e Raimundo Marques (de 1995 a 2003). Hoje, na instituição, estão inscritos mais de 17 mil advogados.

Gestão Compartilhada

Atualmente, à frente dos trabalhos da OAB-MA, encontra-se uma jovem diretoria conduzida pelo advogado Thiago Diaz. Com pouco mais de um ano de gestão, e como a própria história demonstra, a OAB-MA segue firme na atuação das causas mais importantes para as quais foi acionada, não mede esforços na defesa dos advogados, das minorias, da sociedade como um todo o que a credencia deste então, como a mais atuante e respeitada entidade da sociedade Civil. Tudo conquistado pelo empenho abnegado dos advogados que fizeram e fazem desta, a instituição de maior credibilidade no Brasil.