Na última quarta-feira, 27 de novembro, alunos do curso de Direito da Faculdade do Maranhão (FACAM) conheceram as estruturas organizacionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhense (OAB/MA). A atividade foi organizada pela Comissão da Jovem Advocacia (CJA) e teve como objetivo aproximar os futuros advogados e advogadas das atividades desenvolvidas e do funcionamento da instituição.
Durante a visita, os estudantes foram recebidos e guiados pelo vice-presidente da CJA, Hailton Duarte, pela vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Maria da Glória Aquino, e por outros advogados. Eles apresentaram os principais setores da Ordem, como a Escola Superior de Advocacia (ESA), cujo objetivo é oferecer aos advogados, advogadas e outros profissionais do Direito uma estrutura pedagógica voltada para o estudo e o aperfeiçoamento jurídico.
Os alunos também conheceram a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), braço social da OAB-MA, que é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, dedicada a assistir, de diversas formas, os advogados, estagiários e seus dependentes, por meio da promoção de esportes e lazer. Além disso, foram apresentados à coordenação das Comissões, um espaço essencial para o desenvolvimento de iniciativas que complementam a atuação profissional na advocacia, e a outros ambientes fundamentais da instituição.
Além de explorarem os espaços físicos, os alunos receberam orientações sobre a carreira jurídica e a importância do Exame de Ordem. “Importante essa conexão com a instituição que os acolhe desde já. Conhecer para expandirem seus conhecimentos e valorizarem ainda mais a profissisão. No futuro, serão vocês ocupando os cargos que desempenhamos hoje”, destacou Maria da Glória Aquino, vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina.
A visita foi um momento de aprendizado e motivação, reforçando o papel da OAB como um espaço de apoio e orientação para a formação dos futuros advogados e advogadas. “Iniciativas como essa fortalecem os laços entre a academia e a prática profissional, aproximando os estudantes da realidade do exercício da advocacia”, afirmou Hailton Duarte, vice-presidente da CJA.