20 Julho - 2019

Aldo de Medeiros Lima Filho, Presidente da OAB/RN, foi o Patrono da turma de juramento de 60 novos advogados da OAB Maranhão

Em uma solenidade realizada na tarde de ontem, 19/07, no auditório da OAB/MA, 58 novos advogados e 02 estagiários firmaram o compromisso de exercer a advocacia de maneira responsável e comprometida com os princípios constitucionais e com o juramento da classe. A turma de ontem, teve como patrono o presidente da OAB Rio Grande do Norte, Aldo de Medeiros Lima Filho.

O presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, entregou uma placa de participação no evento ao presidente da OAB/RN, Aldo Lima Filho. "Temos buscado inovar em muitos aspectos nesse processo de acolhimento do jovem profissional. Retomamos agora, a figura do Patrono. Podemos contar com a presença do Aldo Lima Filho onde pode compartilhar todo o seu legado, experiência e sua trajetória com a nossa jovem advocacia", destacou.

Para o presidente da OAB Rio Grande do Norte, a OAB Maranhão está de parabéns por receber tão bem o jovem advogado. “Vivemos um momento muito preocupante em nosso país com ataques à advocacia, que é uma profissão essencial para uma sociedade democrática. A advocacia enfraquecida significa a cidadania sem vez. Então, quando eu vejo o entusiasmo desses novos advogados que vieram receber a carteira aqui, hoje, e como são recebidos pela OAB Maranhão, com toda essa estrutura montada para dar apoio, para estar próximo dele, desde esse primeiro instante da caminhada, eu fico muito feliz”, afirmou.

Os compromissandos, desde o início de 2018, são acolhidos pela Seccional Maranhense por um programa especial voltado também para a qualificação do jovem advogado. O “Bem-Vindos à Ordem”, desenvolvido pela Comissão da Jovem Advocacia, reúne os profissionais no Plenário da Seccional, onde são apresentados à Ordem e às Comissões que desenvolvem o trabalho de aproximação da OAB com a sociedade, momento em que são convidados a participarem também deste trabalho.

Para o presidente da CJA, Dihones Muniz, esse é um formato que já deu certo. “Proporcionar essa recepção aos jovens e às jovens advogadas maranhenses é algo muito prazeroso para todos nós da Comissão da Jovem Advocacia. Esse primeiro momento de acolhida, é extremamente importante para que eles saibam que podem contar com a OAB ao longo de sua jornada na advocacia. E termos, hoje, o exemplo do Dr. Aldo Lima Filho, só nos dá a certeza de que essa forma de recebê-los já deu certo”, afirmou.

Em seu discurso aos novos advogados, o presidente Thiago Diaz enalteceu o papel da OAB para sociedade e a importância da participação do profissional em advocacia na Casa. “Vocês fazem parte agora desta que é considerada a instituição de maior credibilidade do país. Contem com esta Casa para a sua a defesa, mas venham fazer parte dela por meio das nossas Comissões que desenvolvem um papel fundamental na defesa dos interesses da sociedade e também no fortalecimento de nossa instituição”, disse.

Esse acolhimento especial ao jovem advogado, com a entrega de carteiras mensalmente, com esse acolhimento especial, apresentando a Ordem e oportunizando a eles um início imediato de suas carreiras, mostra o respeito da atual gestão com a advocacia maranhense.

A integração do advogado em início de carreira com o mercado de trabalho tem sido uma das principais diretrizes de gestão da OAB Maranhão nos últimos anos e que tem se evidenciado por meio da Comissão da Jovem Advocacia, através dos mais diversos projetos desenvolvidos pela Comissão com o apoio da atual diretoria.

O próximo compromisso já tem data marcada. Será na próxima sexta-feira, 26, de julho.