15 Março - 2018

A UNIÃO DAS MULHERES É O CAMINHO PARA A EQUIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE FAVOREÇAM O GÊNERO FEMININO NA POLÍTICA, DEFENDE LAINA CRISÓSTOMO

A ampliação da participação das mulheres na política vai muito além de uma questão de mera sensibilização do gênero. Vai acontecer, sobretudo, pela equidade e oportunidades, bem como pela união de mobilização das mulheres na luta pelos seus direitos. É o que foi apresentado ainda há pouco, pela advogada feminista Laina Crisostomo Sousa de Queiroz, fundadora da ONG Tamo Juntas, que falou ao público presente sobre “Mulheres na Política – Precisamos Falar”, durante o I Encontro da Mulher Advogada, promovido pela OAB/MA.

Ela defendeu o combate ao processo machista de reprodução do patriarcado que aponta diariamente, em todos os setores da sociedade, que a mulher não teria competência para ocupar o seu espaço. A mensagem passada ao longo dos tempos é de que a mulher não deveria estar em um determinado lugar, mas de que há lugares para as mulheres estarem. “Mais do que falar é preciso denunciar esses absurdos que relegam a mulher ao segundo plano em todos os âmbitos. Precisamos passar por um processo de desconstrução dessa imagem e entender que somos todas capazes”, destacou a advogada e palestrante Laina Crisóstomo.

A palestra sobre “Mulheres na Política – Precisamos Falar” teve como debatedora a advogada e feminista Imaíra Pinheiro, que apontou que “é necessário que os dilemas vividos socialmente pela mulher sejam debatidos em todos os espaços para que não só se pense no conceito de igualdade e de liberdade, mas em um conceito de isonomia para que essa mulher possa realmente usufruir dessas políticas públicas”, destacou.

Para a vice-presidente da Subseção da OAB Bacabal, Andreia Furtado, a palestra instigou um debate que precisa ecoar pela sociedade. “A Seccional Maranhense da Ordem, a quem saúdo na pessoa do nosso Presidente Thiago Diaz, está de parabéns pela realização desse Encontro que oportunizou a todas nós, por meio de palestras como a da doutora Laina Crisóstomo, a importância da mulher na política. Cabe a nós nos unirmos e ocupar espaços que são nossos”, disse.

Encerramento

No encerramento da sua palestra, Laina Crisóstomo prestou uma homenagem à vereadora da cidade do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista Anderson Pedro Gomes, assassinados brutalmente na noite da última quarta-feira (14/03), com características de execução, no centro da capital fluminense.

Emocionada, Laina cobrou justiça por mais este caso absurdo de violência contra a mulher e pediu uma resposta célere do Estado para tal situação.
O evento segue durante toda a tarde, no auditório do Hotel Pestana com mais 3 palestras.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.