10 Novembro - 2021

MODERNIZAÇÃO, TECNOLOGIA E FACILIDADE SERÃO OS DESTAQUES DAS ELEIÇÕES HÍBRIDAS DE 2021 DA OAB/MA

Na próxima terça-feira, 16 de novembro, a advocacia do estado tem um compromisso com a Ordem: escolher quem serão os novos representantes da OAB Maranhão para os cargos de Diretoria do Conselho Seccional, Conselheiros Seccionais, Conselheiros Federais, Diretoria da CAAMA, Conselhos Subseccionais e Diretoria das Subseções.

Nesse ano, a eleição será híbrida. Cada advogada e advogado poderá votar pelo seu computador, acessando o site eleicoesoab2021ma.org.br de forma segura e auditável. Mas, caso prefira votar presencialmente, você pode se dirigir a uma das cabines de votação disponibilizadas na sede da OAB e nas Subseções de todo o Estado. A votação terá início às 9h e terminará às 17h.

Além do papel de garantir que advogadas e advogados tenham suas prerrogativas asseguradas e um exercício profissional cada vez mais pleno, o trabalho da Ordem atinge toda a sociedade. Por isso, o voto é essencial e obrigatório.

Para tornar o processo mais acessível, democrático e tecnológico à Classe, em 2021, a OAB/MA inovou, adotando o sistema on-line. Esse procedimento de votação é extremamente seguro e conta com o uso intenso de criptografia, diferentes opções de envio de senha e autenticação dos eleitores, impossibilitando que os votos sejam adulterados, além de permitir a verificação individual pelo eleitor e universal por auditoria externa.

Dessa forma, de qualquer computador com internet, sem precisar se deslocar, você poderá escolher a chapa que mais combina com seus ideais advocatícios. Mas caso aconteça algum imprevisto com seu computador ou sua rede, basta ir até uma das cabines de votação. Ao todo, serão distribuídas 11 cabines na sede da OAB/MA - Calhau, 2 cabines no Escritório Compartilhado na Cohab/Cohatrac e 1 cabine na sede de cada subseção. Nessas cabines, você encontrará computador com acesso à internet para exercer seu direito ao voto.

No Maranhão, o procedimento eleitoral ficará sob a responsabilidade da empresa WebVoto, a mesma que realizará as eleições no Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e a auditoria ficará a cargo da empresa The Perfect Link. Assim, a advocacia exercerá seu direito com total segurança.

A transparência também é prioridade nas Eleições de 2021 da Seccional. Todos os representantes dos candidatos podem participar da fiscalização do processo eleitoral, incluindo a contagem de votos. Para isso, cada chapa deve cadastrar os fiscais junto à Comissão das Eleições da OAB/MA.

A Ordem lembra que o voto é obrigatório, ou seja, todas as advogadas e advogados adimplentes da OAB/MA são obrigados a votar, sob pena de multa de 20% do valor da anuidade, salvo ausência justificada por escrito, conforme termos do Art. 134 do regulamento geral do Estatuto da Advocacia e da OAB.

É seguro, é democrático, é seu direito! Participe das eleições e escolha quem melhor representa você.

Para mais informações do passo a passo sobre como votar e de todo o processo eleitoral, acesse o site: https://www.eleicoesoab2021ma.org.br/